PESQUISAR

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

SPMNE DISPONIBILIZA CARTILHA SOBRE DIREITOS HUMANOS


A Cartilha “Direitos Humanos, Direitos de Todos” foi tecida por educadores (as) profundamente compromissados em suas práticas com a democracia, a cultura de paz e a cidadania. Trata-se de um importante recurso didático voltada para cidadãos (ãs) paraibanos e brasileiros onde cada leitor possa entrar em contato com a realidade e seus atores sociais. São oito temas do campo dos direitos humanos escolhidos e selecionados para serem tratados em espaços formais e não formais. Com cuidado conceitual e metodológico Arilane, Júnior, Uliana, Genilza, Geziane, Renildo, Marlene, Socorro, Luciene, Talita, Sarah, Ricardo e Patrícia trançaram fios para poder costurar um novo tecido onde cada educador e gestor educacional, ou mesmo familiar possam aprender que sem cidadania não será possível construir uma sociedade solidária e democrática. 

A cartilha convida a todos a entender, pensar e falar pautados na perspectiva dos direitos humanos que são princípios fundantes da nossa Constituição Federal com o artigo de Arilane Azevêdo e Júnior Pinheiro intitulado “Vamos falar sobre Direitos Humanos?”. Compreendendo as noções básicas dos fundamentos e conceitos dos direitos humanos. Adentramos ao tema “Mídia e Direitos Humanos” com o texto de Júnior Pinheiro e Uliana Gomes, onde os mesmos nos conduzem a uma nova reflexão acerca do valor da comunicação par afirmar ou não uma cultura e paz e direitos humanos para o mundo e para nossa sociedade. O novo percurso da cartilha nos leva a tratar dos sujeitos em especial, começa com a infância, a adolescência e a juventude, segmentos sociais marcadamente alvos de graves violações humanos. Nesse momento Genilza do Nascimento, Geziane Oliveira e Renildo Lúcio de Moraes nos apresentam como e porque foi necessário e indispensável criar no âmbito internacional, declarações e convenções, assim como, no âmbito nacional criar a Carta de Direitos e o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto da Juventude. 

A Cartilha em seguida, sob o olhar atento e cientificamente fundamentado de Arilane Azevêdo e Marlene Helena de Oliveira França introduzem as noções básicas para os(as) leitores(as) possam compreender a dimensão da diversidade em nossas vidas, principalmente, quando tratamos da identidade e relações de gênero em nossa sociedade. 

Esse excelente trabalho pedagógico pode contribuir para a implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos nos sistemas formais e não formais de ensino. Enfrentamos o medo das sombras do tempo presente com ações educativas que promovem a vida, esse é o grande objetivo dos direitos humanos desde 1948. Aos jovens vítimas da violência dedicamos esse trabalho coletivo de educadores (as) profundamente comprometidos com a paz e a cidadania democrática.

Para acessar o conteúdo do material, contate-nos: spmnecomunicadora@gmail.com



Nenhum comentário: