PESQUISAR

PUBLICAÇÕES e RELATÓRIOS

BOLSO, BALANÇA E ESPELHO
Artigo do Pe. ALFREDO J. GONÇALVES mostra que vivemos a mercê de três Tiranias: TER, CORPO PERFEITO e BELEZA: "Convém sublinhar que os três tipos de tirania costumam consumir boa parte da renda pessoal ou familiar. Ao mesmo tempo, alimentam uma das indústrias mais lucrativas do mundo, na qual o Brasil aparece com grande destaque. Mas não podemos esquecer que a sensibilidade do bolso, da balança e do espelho está acima de qualquer coisa. Os desejos tornam-se imperativos!".
Continue lendo, aqui

I SEMINÁRIO NACIONAL JUVENTUDE RURAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
Seminário que reuniu jovens de comunidades rurais de todo o pais para discutir sobre a vida e sucessão no campo e sobre as politicas publicas para os jovens do campo.
"A realidade vivida por nós, jovens rurais situados no âmbito da agricultura familiar e camponesa (indígenas, quilombolas, sem terra, assentados da reforma agrária, assalariados, ribeirinhos, extrativistas e comunidades tradicionais) é de enfrentamento constante as grandes dificuldades de permanecer nas nossas regiões de origem, devido a concentração fundiária historicamente obtida por grupos sociais privilegiados fortalecidos pelo poder público, o qual destina grande parte dos recursos públicos às estas grandes corporações, sob o argumento de estas serem responsáveis pelo desenvolvimento socioeconômico do Brasil, e consequentemente ocorre uma redução dos investimentos destinados a agricultura familiar e camponesa em todos seus segmentos, principalmente no que se refere as políticas públicas destinadas a juventude rural brasileira, geralmente considerada até pouco tempo como um grupo social sem muita importância, tanto pelo governo quanto pela sociedade".
Continue lendo, aqui

QUAL O LUGAR DE SEU REPOUSO

Lugar aqui tem sentido figurado, simbólico. A pergunta poderia ser feita de outra maneira: qual o momento, espaço, tempo em que você pode se retirar, afastar-se de tudo e de todos, para encontrar um pouco de paz e recompor as forças? No itinerário corrido do dia-a-dia, especialmente em meio aos apelos do mundo urbano, você se dá conta da necessidade dessa parada? Em termos mais diretos, a oração, reflexão ou meditação ocupam algum lugar no seu calendário cotidiano?
Continue lendo, aqui




Manifesto da ASA PB sobre a seca
A Articulação no Semiárido Paraibano – ASA PB é um espaço de articulação política estadual da sociedade civil organizada, no Semiárido paraibano, formada por ONG’s, Associações, Cooperativas, Sindicatos, Pastorais Sociais e Entidades de Agricultores e de assessoria aos agricultores. A ASA se fundamenta no compromisso com as necessidades, potencialidades e interesses das populações locais, em especial os agricultores e agricultoras familiares, baseado na conservação, uso sustentável e recomposição ambiental dos recursos naturais do Semiárido e na quebra do monopólio de acesso à terra, à água e a outros meios de produção.
Continue lendo, aqui


FORMAÇÃO DOS AGENTES DE PASTORAL DO SMP NE: REFLEXÕES A PARTIR DO TEMA CIDADANIA NO BRASIL

Ocorreu nos dias 20 e 21 de abril de 2012, na cidade de Itabaiana – PB, o 1º Encontro de Formação da Equipe do Serviço Pastoral do Migrante do Nordeste do ano em curso. Estiveram presentes 18 pessoas que atuam nas diversas ações da Pastoral no Agreste, Cariri e litoral Paraibano, bem como na Zona da mata de Pernambuco.
Leia mais, aqui

Eu não vou me adaptar

Artigo de Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS




“Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia/  Eu não encho mais a casa de alegria, Os anos se passaram enquanto eu dormia / E quem eu queria bem me esquecia... Será que eu falei o que ninguém ouvia? / Será que eu escutei o que ninguém dizia? Eu não vou me adaptar... Me adaptar... Me adaptar... Eu não tenho mais a cara que eu tinha / No espelho essa cara não é minha, Mas é que quando eu me toquei achei estranho / A minha barba estava desse tamanho”.

(Titãs, letra e música de Arnaldo Antunes)
Esta canção, composta por Arnaldo Antunes e interpretada pelo grupo musical Titãs, deixa transparecer um mal estar indefinido, nebuloso. O personagem anônimo da canção faz supor a ideia de um descompasso entre a evolução sociocultural e o crescimento pessoal. Um desencontro que deixa feridas abertas e profundas. Aquele que era o “brinquedo animado” da família enquanto criança torna-se, na passagem para a juventude, um verdadeiro “problema”. Eu não encho mais a casa de alegria!..


Relatório de Estágio - Preservar e Produzir
Publicação do relatório de estágio de Maria Amélia da Silva no projeto de recuperação de áreas degradadas Preservar e Produzir, leia aqui 

FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA
Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS
"A Campanha da Fraternidade da CNBB sempre nos propõe um tema para estudo, reflexão e ação durante o tempo litúrgico da Quaresma. Trata-se, na verdade, de complementar a conversão pessoal, própria deste período, com uma conversão de caráter pastoral e sociopolítico. Nessa perspectiva, a campanha elege determinada situação de abandono ou precariedade como centro de nossa atenção. Neste ano de 2012, está em pauta a Fraternidade e a Saúde Pública, cujo lema sublinha uma frase bíblica: “que a saúde se difunda sobre a terra...” (Eclo, 38,8)". Leia mais


Em que fonte você bebe?

Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS
"Quem bebe água salgada sentirá sua sede aguçar-se ainda mais. O deserto permanece seco e estéril, não há trégua. Quem bebe em água doce e cristalina tê-la-á temporariamente aliviada, pode repousar por algum tempo no oásis. Certamente voltará a sentir sede no longo percurso da viagem, mas terá descoberto o caminho da fonte".
Leia o artigo completo, aqui



2º Seminário de Combate ao Trabalho Escravo e Degradante
Evento realizado na Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE nos dias 25 e 26 de outubro de 2011.
Leia o relatório, aqui.


SAI ANO ENTRA ANO...

Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS:
"Sai 2011, entra 2012... O que muda? Praticamente nada, se excluirmos as datas. O calendário das mudanças históricas não é linear, seqüencial. Ao contrário, avança e recua, de acordo com as mais diversas circunstâncias. Há décadas que se arrastam como séculos, e há séculos em que as transformações se aceleram tão velozmente que os anos parecem dias. Os historiadores falam, por exemplo, do “breve século XX” (Erica Hobsbawn, em Era dos Extremos) e, ao mesmo tempo, de “Il lungo XX secolo” (Givanni Arrighi), conforme o enfoque da narrativa".
Leia o artigo completo, aqui



SOFRIMENTO E AMOR
Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS:
"O sofrimento humano já rendeu, ao longo da história, inúmeros estudos, comentários, livros, bibliotecas inteiras. Apesar disso, a dor física em particular e o sofrimento da humanidade em termos mais amplos permanecem como uma enorme interrogação sobre a existência das pessoas, povos e culturas. O assunto é inesgotável e, por mais que se investigue e reflita, o ser humano não dá conta de elucidar essa incógnita que afeta milhões de pessoas que vivenciam situações-limite de tristeza, angústia e desespero. O mistério do sofrimento, especialmente quando este recai sobre a vida dos inocentes, não pode ser desvendado em termos racionais. Conhecem-se muitas de suas causas e efeitos, mas não o segredo de seu sentido, se é que tem algum. Diante de determinadas lágrimas, em geral amargas e silenciosas, prevalecem a perplexidade, o absurdo e a impotência". Leia o artigo completo, aqui


MIGRAÇÕES E NOVA EVANGELIZAÇÃO
Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS fala sobre os novos contextos na migração mundial e os desafios para a evangelização neste cenário. Leia este novo artigo em nossa Biblioteca Virtual


AINDA OS MUROS

D. Demétrio Valentini, presidente nacional do SPM, fala do trabalho de acolhida que missionários - Freiras e Padres, realizam no México com os Imigrantes Latinos que são deportados pelos Estados Unidos. Leia e encaminha aos amigos (Biblioteca Virtual).



DIVÓRCIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Neste artigo de autoria do Pe. Alfredo J. Gonçalves, Cs. expõe: "De fato, além dos crescentes rompimentos matrimoniais, constata-se hoje uma série de divórcios em todas as áreas da “modernidade tardia” ou da “pós-modernidade” (deixamos de lado essa divergência de caráter mais acadêmico). Não custa examinar mais de perto algumas dessas dicotomias que batem às nossas portas. Divórcios ou dicotomias que dilaceram e fragmentam pessoas, comunidades, instituições e a própria sociedade como um todo".
Leia e repasse (Biblioteca Virtual).


CATÁLOGO PRESERVAR E PRODUZIR

Material produzido para o SPM NE dentro do projeto Preservar e Produzir com o apoio da entidade de cooperação Manos Unidas.O catálogo mostra, de forma artística, as atividades desenvolvidas em 04 assentamentos de Reforma Agrária  (PA Teixeirinha, PA Apasa, PA Nova Vida e PA Capim de Cheiro) localizados nos municípios de Pitimbu e Caaporã, ambos no litoral sul da Paraíba. Acesse e Divulgue (Biblioteca Virtual)



GRANDES OBRAS, GRANDES PROBLEMAS
Pesquisa realizada por Roberto Saraiva, SPM Nordeste, sobre o impacto do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nas áreas indígenas do Ceará e nos povos Truká, em Pernambuco. Confira em nossa (Blibioteca Virtual)


SPM INFORMA JULHO 2011
Acesse a nossa (Biblioteca Virtual) e leia Informativo Mensal do SPM Nacional sobre as atividades desenvolvidas em cada uma das Secretarias Estaduais do Serviço Pastoral dos Migrantes.


40 ANOS DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
Artigo publicado no Blog de Leonaordo Boff sobre a comemoração dos 40 anos de existência da Teologia da Libertação. Segundo autor a teologia: "Hoje ela está em todos os continentes e representa um modo diferente de fazer teologia, a partir dos condenados da Terra e da periferia do mundo. Aqui vai um pequeno balanço destes 40 anos de prática e de reflexão libertadoras. Confira o texto em nossa (Biblioteca Virtual).


HOMENAGENS A FREI TITO
No dia 10 de agosto de 2011 lembramos os 10 anos do martírio de Frei Tito e, em razão desta data agência de noticias Adital publicou um especial sobre sua vida e legado para a nossa história. Dentre as diversas homenagens destacamos os depoimentos de Frei Beto, Frei Xavier e Helvécio Ratton que você pode conferir clicando em nossa (Biblioteca Virtual).