PESQUISAR

terça-feira, 3 de julho de 2018

Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPMNE) e Arquidiocese da Paraíba acolherão, nesta terça-feira, 44 refugiados Venezuelanos


O Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste, juntamente com a Arquidiocese da Paraíba, receberão nesta terça-feira (3), 44 refugiados Venezuelanos, onde 5 serão destinados a Fazenda do Sol, localizada em Campina Grande, com o acompanhamento da Diocese da mesma, enquanto os demais 39 ficarão na Casa do Migrante, em Jacumã. 
Esse grupo se encontrava em Boa Vista-Roraima em três alojamentos temporários da Pastoral do Migrante de Manaus e Cáritas Brasileira. O processo de transferência está sendo feito através do Governo Federal com apoio do ACNUR (Auto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e faz parte da nova etapa do processo de interiorização dos refugiados.

O acolhimento do grupo será no município do Conde/PB, na Casa do Migrante, situada a Rua dos Tabajaras, S/N, Loteamento Village em Jacumã.




A equipe responsável pela coordenação desse projeto são: Arivaldo Sezyshta, (Dr. em Filosofia e membro da diretoria do SPMNE) também idealizador da Casa, Auricélia Rossana (Advogada e Agente da Pastoral do Migrante) e Maritza Ferretti (Assessora Jurídica da Pastoral e integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB), a qual ficará responsável pela acolhida e a integração do referido grupo a sociedade. Quanto a reinserção ao mundo do trabalho foi estabelecida uma parceria com o Ministério Público do Trabalho, a fim de proporcionar o mesmo. Uma equipe do SPMNE também já se encontra no local em preparação para o momento da chegada. 



A presidente do SPMNE, Shirley Luiz, fala da emoção desse momento para a pastoral “são sentimentos que se confundem, acolhida, emoção, também de aflição e de grande responsabilidade, mas com a certeza que a sociedade e os parceiros estarão conosco nessa missão”, afirma. 

O centro de acolhida abrigará 14 homens, 17 mulheres, além de 8 crianças. A previsão de chegada será as 17 horas, na Paraíba.


“Para a migrante, pátria é a terra que lhe dá o pão.”


Nenhum comentário: