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quarta-feira, 25 de julho de 2018

INTERCÂMBIO: ACESSO A ÁGUA PARA AÇÕES PEDAGÓGICAS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO

Nesta sexta (20), professores e professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental MAURINO RODRIGUES DE ANDRADE, do Município de Itatuba, participaram de um intercâmbio na comunidade Serra Velha - Itatuba/PB. O intercâmbio faz parte do Projeto: "Acesso a Água para Ações Pedagógicas no Semiárido Paraibano", que está sendo executado pelo Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPMNE) em parceria com a Fundação AVINA. 

No referido projeto serão construídas as tecnologias sociais de acesso a água - uma cisterna com capacidade de armazenar de 52 mil litros de água captadas através da chuva - uma implantação do sistema de reuso de águas residuais e uma horta educativa. Durante o processo de construção das tecnologias a escola passará por diversos momentos de formação sobre como se da a gestão dos recursos hídricos e seus impactos na saúde dos alunos e alunas; o manejo adequado da água e os recursos pedagógicos que podemos utilizar através das tecnologias sociais. 


Nesta etapa o corpo docente e de funcionários da escola, foi levado a conhecer a experiência da Agricultora e também professora aposentada Dona Lita Bezerra. Iniciada com uma mística de resgate relacionada a agricultura, todos partilharam sobre os saberes da terra. Em seguida, caminhamos pelos arredores da casa de dona Lita, vislumbrando sua horta, tecnologias, produções e criações. A visita foi acompanhada pelos agentes técnicos da Pastoral do Migrante (Spm NE). A visita foi acompanhada pelos agentes técnicos da Pastoral do Migrante (Spm NE). 
  


O período da tarde ficou para socialização da visita, onde foram colocadas as impressões sobre o que foi visto na visita. A facilitadora Amélia Marques (SPMNE), orientou que o grupo respondesse em tarjetas três perguntas: o que se viu, o que se ouviu, o que sentiu em relação a visita. Em um segundo momento o debate se deu relacionado a vivência na casa de lita e as práticas educativas escolares, o que foi visto na visita que pode ser identificado nas praticas escolares.



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