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domingo, 31 de março de 2019

AGRICULTORAS E AGRICULTORES DA COMUNIDADE SERRA CATOLÉ RECEBEM CAPACITAÇÃO DO P1MC


O Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste - SPM NE realizou nos dia 20 e 21 de Março, na comunidade Serra do Catolé, localizada na cidade de Gurinhém/PB, em mais uma etapa do P1MC - Programa Um Milhão de Cisternas, executado em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), com apoio do Ministério da Cidadania.

Esta é a terceira fase do Programa que estabelece que os beneficiários do Programa participem de uma capacitação chamada de Gerenciamento de Recursos Hídricos – GRH.

 Nesse momento as famílias beneficiadas conheceram um pouco mais sobre o semiárido e seus aspectos ambientais, algumas ações de convivência com o semiárido, sobretudo as tecnologias sociais desenvolvidas pelas agricultoras e pelos agricultores familiares e pelas entidades de apoio, vinculadas a rede ASA. Tecnologias simples de estocagem de água, de sementes, de forragem, de alimento, sobretudo, fazendo um link sobre a agroecologia x o agronegócio. Com isso, esse conjunto de esforços lança a semente de um semiárido viável, capaz de produzir uma mudança cultural nas pessoas, saindo da ideia de combate à seca, para a perspectiva de convivência, considerando  as características específicas dessa região. 



Na ocasião, também foram apresentadas as instituições parceiras, a missão do SPMNE, detalhes dos objetivos do programa (P1MC), bem como uma explanação sobre toda a cultura local, a fauna, a flora, casa, animais, produção, fontes de água, busca da água, formas de organização comunitária, comercialização, trabalho e renda, religião, educação, apresentadas por eles mesmos.


Durante o curso, foram abordados temas como a Reforma da Previdência, O Fechamento das Escolas do Campo, Gênero, A Violência Contra a Mulher, direito a ter direitos, o direito a ter acesso à água potável e às políticas públicas, como cuidar da cisterna e da água, vital para o ser humano, os animais e o meio ambiente, entre outros.

O curso foi desenvolvido por meio de uma metodologia participativa, com base na Educação Popular, utilizando-se de diversos recursos audiovisuais para que os conteúdos compartilhados possam ser apreendidos com maior clareza. Todos os temas abordados partem da realidade local das famílias agricultoras, a partir do princípio de que o desenvolvimento só pode ser verdadeiro e sustentável se considerar a diversidade, contemplando-a em todas as suas faces.



  

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