PESQUISAR

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

SPMNE REALIZA 23ª ROMARIA DO MIGRANTE

No domingo 18 de Novembro, aconteceu a 23ª Romaria do Migrante na cidade de Fagundes, localizada no agreste paraibano, a qual recebeu os romeiros e romeiras de toda região agreste. A Romaria do Migrante surgiu em 1994, com a presença dos padres Escalabrinianos - Missionários de São Carlos, que vieram à Paraíba trabalhar com os migrantes, acompanhando e visitando, buscando alternativas para combater a migração forçada de trabalhadores rurais para o corte de cana no Estado de Pernambuco e também da Paraíba. Neste contexto, Pe. Alfredo José Gonçalves (Pe. Alfredinho) criou um momento de reflexão, principalmente com as comunidades originárias da migração, sobre esta temática, surgindo assim a Romaria do Migrante. A escolha da cidade de Fagundes se deu pelo alto índice de migrantes que a região abrigou na década de 90 (Fagundes, Itatuba, Ingá, entre outros municípios). 

A Romaria do Migrante tem como objetivo principal reunir o povo migrante para celebrar a memória e a vida de tantos nordestinos que deixam sua terra natal em busca de melhores condições de vida.


Em 2018, ano cheio de dificuldades, em um momento de reorganização para resistência e luta dos povos, celebramos a 23ª Romaria do Migrante, com o tema - A vida é feita de encontros: Braços Abertos Sem Medo Para Acolher. Tal qual nos leva a refletir sobre os encontros que a vida nos proporciona, nos possibilitando acolher com amor e respeito a todos e todas que sofrem com as desigualdades sociais. Assim como, pensarmos sobre a luta diária dos agricultores e agricultoras na resistência de permanência na terra e na convivência com o semiárido dentre tantos fatores que levam a migração forçada.

A romaria iniciou por volta das 6:00 horas da manhã com o café da manhã servido na Igreja Matriz  e seguiu em caminhada para a Pedra de Santo Antônio, acompanhada de cânticos dos romeiros e das romeiras, vindos de Itatuba, Ingá, Aroeiras, Gado Bravo, Gurinhém, Galante, João Pessoa, Campina Grande, entre tantas outras. 



Em sintonia com o II Dia Mundial dos Pobres, os presentes refletiram na palavra de Deus, "Este pobre clama e o Senhor escuta" (Salmos - 34,7), que também é tema deste ano do dia, e convidados a partilhar de um gesto concreto contribuir com um kg de alimento, na primeira parada da romaria.


Ainda, durante a caminhada contamos com a participação dos nossos irmãos e irmãs Venezuelanos(as) refugiados na Paraíba desde o mês de Julho deste ano, na Casa do Migrante em Jacumã/Conde. Na segunda parada a jovem Raidee Sotillo, a qual falou um pouco da sua jornada de vida e apresentou sua família.  

Em seguida, após a chegada na Pedra de Santo Antônio, aconteceu a celebração da Santa Missa, conduzida pelo Padre Rogério Epifânio e Padre Linhares, seguido da benção dos pães. 
A 23ª Romaria do Migrante é uma realização do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste - SPMNE, com o apoio da Paróquia São João Batista, Diocese de Campina Grande, Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) e todos os romeiros e romeiras, que fazem esse momento de fé, devoção e perseverança caminhando anualmente rumo à Pedra de Santo Antônio. 





Nenhum comentário: