PESQUISAR

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Juventude da ASA Paraíba planeja ações para o ano de 2018

Representações do grupo de trabalho Juventude Camponesa e Agroecologia, da Articulação do Semiárido Paraibano, estiveram nesta terça (17) na sede do Patac, em Campina Grande para planejar ações para 2018. A juventude socializou as ações desenvolvidas nos territórios nos últimos meses e planejou novos passos de algumas ações que estão sendo articuladas com parceiros, como a Embrapa, desde o ano de 2017.

Em face ao elevado número de escolas fechadas em uma série de comunidades de atuação da ASA, sobretudo junto ao projeto Cisternas nas Escolas, o grupo compreendeu a necessidade de difundir o debate sobre o assunto a partir de um momento de formação sobre Educação Contextualizada, que deve acontecer no próximo dia 17/05 em Campina Grande. A ideia é que sejam debatidos assuntos como a importância das escolas do campo para a agricultura familiar e agroecologia fazendo um paralelo com os reais motivos do fechamento desses estabelecimentos de ensino.



Na reunião os jovens ainda planejaram ações do projeto Pedagroeco, desenvolvido na Paraíba através da parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Estão previstas para o próximo semestre a realização de duas oficinas que devem capacitar de forma direta mais de 30 jovens dos sete territórios de atuação da ASA. A proposta é que uma oficina de produção textual de roteiros e narrativas, além de uma oficina técnica de audiovisual e técnicas do teatro possam qualificar meninos e meninas que devem produzir um documentário sobre as experiências da juventude da ASA Paraíba.

Ainda na reunião foi socializada a participação da juventude camponesa da ASA no Fórum Social Mundial, realizado em Salvador-BA entre os dias 13 e 17 de março, além da construção de uma agenda comum até o final de 2018 com destaque para a decisão de realização de reuniões itinerantes. Segundo Petrucia Nunes, jovem do Coletivo Regional das Organizações do Cariri, Seridó e Curimataú, as reuniões itinerantes garantem uma participação maior dos jovens do território que recebe o grupo de trabalho.

Nenhum comentário: