PESQUISAR

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO SPMNE ACONTECE EM JACUMÃ


Ocorreu nos dias 02 e 03 de Fevereiro de 2018, na cidade de Conde/PB, o 1º Encontro de Formação da Equipe do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste desse ano de 2018. Estiveram presentes cerca de 30 agentes de pastoral que atuam nas diversas ações da Pastoral, no Agreste, Cariri e litoral Paraibano.

O encontro teve como objetivos e temas centrais a conjuntura atual, avaliação do ano anterior e planejamento das ações para 2018. As atividades foram iniciadas com o almoço no dia 02, e por volta das 14:00 horas, começou a acolhida do grupo no auditório com a mística de abertura. A luz do evangelho de João 1, 19-28, todos e todas foram convidados (as) a partilhar uma reflexão sobre a palavra, que nós direciona a refletir sobre a missão de preparar os caminhos por onde Jesus passa, o que nos permite pensar sobre o que estamos trazendo para os caminhos onde passamos e que contribui para a construção de um mundo melhor de se bem viver, além de se auto-avaliar enquanto ações dentro do SPM NE ao longo de sua caminhada, sobretudo nos dias atuais, sobre os sentidos e modos de ser e se fazer Pastoral.

 
Ao longo da tarde, o tema sobre a conjuntura atual foi abordado, e para isso contamos com a palestra de Alder Júlio Ferreira Calado, professor Doutor em Antropologia e Sociologia da Política pela Universidade de Paris VIII. O debate levantou temas muito importantes para o momento atual em que estamos passando no nosso país, mas também trouxe memórias do que já vivenciamos e conquistamos ao longo da construção da nossa história. Formados em 10 grupos, foram levantados questionamentos para o professor Alder, gerando um debate enriquecedor acerca do tema. Ficou bastante claro nas indagações, que o SPM é essencialmente uma pastoral que busca trabalhar com projetos que são meios e não fim, que na missão o importante está na clareza de que mesmo sendo muitas vezes interrompidos devemos retomar a caminhada. Como está escrito na espiritualidade  Scalabriniana, fundadora da pastoral dos migrantes: “Nossa espiritualidade é a do caminho. Somos desafiados a caminhar lado a lado com Jesus Peregrino, contemplando de forma consciente suas atitudes e gestos de acolhida.“
O dia seguinte foi iniciado com uma mística emocionante conduzida por Amélia com benção e canção especial. Após, seguindo para avaliação e planejamento de ações da entidade, foram organizados grupos a pensarem em projetos, propostas e ações para o ano de 2018, como também foi construída a agenda da instituição para o ano atual.



Nenhum comentário: