PESQUISAR

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Encontro Nacional de Comunicação: comunicação popular e comunitária no Semiárido

Foto: Juliana Michelle - Comunicadora Popular SPMNE - ASA
A rede de Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), realizou nos dias 09, 10 e 11 de Setembro de 2014, em Gravatá/PE, o Encontro Nacional de Comunicação, onde estiveram reunidas mais de 150 pessoas, entre comunicadores e comunicadoras, assessores/as técnicos e pedagógicos, coordenações estaduais, além de alguns convidados.

O Encontro Nacional de Comunicação, trouxe como tema central Comunicação Popular e Comunitária no Semiárido e teve uma programação diversa, cheia de debates, considerações, oficinas e partilha de experiências.

Entre tantos momentos importantes, ressaltamos no primeiro dia de realização do encontro a mesa de debates, a qual contou com a participação da professora pesquisadora, Cícilia Peruzzo (Universidade Metodista/SP), e o membro da Coordenação Executiva da ASA na Bahia, Naidison Baptista, entre outros aspectos ressaltaram a comunicação como direito humano e englobaram reflexões acerca do trabalho da comunicação comunitária e popular no semiárido.
Foto: Juliana Michelle - Comunicadora Popular SPMNE - ASA
No segundo dia do evento, a grande plenária dividiu-se para junto a alguns coletivos de comunicação convidados, realizar as sete oficinas de comunicação, que tinham os seguintes temas:  redes sociais, produção colaborativa, rádio, stencil, comunicação indígena e etnomídia, fotografia, vídeo e apropriação tecnológica em comunidades tradicionais.
O encontro contou com a colaboração de Valquíria Lima (ASA/Minas Gerais) que compôs a mesa de debates na tarde do segundo dia para discussão sobre a comunicação no contexto atual, seus desafios e perspectivas.

Foto: Juliana Michelle - Comunicadora Popular SPMNE - ASA


Durante toda a programação o encontro debateu a questão da democratização da comunicação, assim como o fortalecimento da comunicação enquanto rede ASA, envolvendo os demais envolvidos nos processos da ASA, assim como, também reforçando o potencial das redes populares de comunicação no semiárido.



Nenhum comentário: