PESQUISAR

quinta-feira, 27 de junho de 2013

V Caminhada pela Natureza

por Amélia Marques

As comunidades de Uruçu e Serra Catolé realizaram no dia 09 de junho a quinta edição da Caminhada na Natureza “Circuito Uruçu – Serra do Catolé”, o evento contou com a participação de 70 caminhantes; a caminhada tem como objetivo: “promover uma maior interação entre o campo e a cidade, e provocar uma reflexão sobre a importância das famílias camponesas para a sociedade em geral, uma vez que garantam a produção de alimentos presentes na mesa da população brasileira, como também uma alternativa saudável de lazer e esporte para os moradores das comunidades participantes  e visitantes”.

A atividade iniciou às 7h30, o local de partida foi a Escola Anália Arruda, localizada na Comunidade Uruçu,
município de Gurinhém/PB, todos os participantes foram recebidos com um delicioso café da manhã, fizeram as inscrições, entrega de material (Camiseta, Passaporte da Anda Brasil e canecas), em seguida foram repassadas informações dos 07 km de muita beleza natural, diversão e adrenalina, apresentação dos condutores e coordenadores do circuito, logo após foi realizado o alongamento, preparo inicial para aquecimento dos nossos visitantes.

Além de poder apreciar as belezas naturais do meio rural, os caminhantes tiveram a oportunidade de conhecer algumas atividades de geração de renda, trabalhadas nas comunidades, tais como: Criação de Galinhas Alternativas, produtos processados com frutas nativas (licor de jabuticaba e pimenta, doces, cocadas, geleia, tapioca, bolo de milho, caldo de mocotó) e artesanato. São atividades que vem sendo trabalhadas recentemente por famílias de Uruçu e Serra do Catolé, a compra de insumos e o processo de comercialização acontece de forma coletiva, às famílias comercializam para programas governamentais (PNAE e PAA) e também no comércio local.


A caminhada foi bastante tranquila, com muita chuva e com a participação significativa da comunidade. O circuito terminou às 12h com o almoço coletivo na Comunidade Uruçu e carimbo dos passaportes. 

Nenhum comentário: