PESQUISAR

terça-feira, 11 de junho de 2013

SPM Nordeste reúne lideranças comunitárias em Itatuba para apresentação do P1+2

SPM NE apresenta P1+2 em Itatuba. Foto: Sinaldo Luna/SPM NE
Atuando na Paraíba desde o início da década de 90, o Serviço Pastoral dos Migrantes prioriza atividades de educação e mobilização social para a convivência com o semiárido. Em Itatuba, a entidade desenvolve projetos de desenvolvimento local desde 1999. Em parceria com o Governo Federal esses projetos iniciaram-se em 2009 e o mais novo fruto nasce do trabalho em rede da Articulação no Semiárido – ASA Paraíba e deverá beneficiar 99 famílias na zona rural do município. O projeto foi apresentado à Comissão Municipal na manhã da última sexta-feira (07).

Intitulado de Uma Terra e Duas Águas, o projeto, que conta com parceria da Petrobrás, construirá noventa e nove implementações para armazenamento de água de chuva para a produção, que auxiliarão no desenvolvimento de atividades de aproveitamento da terra e utilização da água através de manejos sustentáveis para consumo humano, segurança alimentar, produção, protagonismo juvenil e geração de renda.

O SPM NE reuniu representantes das comunidades rurais e entidades civis da cidade no salão paroquial para apresentação do projeto e renovação da Comissão Municipal.

O Sr. Antônio Maurício, representante da comunidade de Serra Velha, recebeu com alegria as propostas de implementações em sua comunidade, relembrando a chegada da SPM à Serra Velha: “Foi uma coisa muito boa. Na região há fontes naturais, mas a construção de cisternas ajuda porque elas guardam a água para os momentos de falta de chuva”, disse o Sr. Antônio. “A gente tem de aproveitar as oportunidades que vem para a gente progredir”, finalizou.

Serra Velha se juntará a mais nove comunidades rurais da cidade para receberem cisternas-enxurrada, cisternas calçadão, barreiros-trincheira e barragem subterrânea. São elas: Jacaré, Jaty, Mulungu, Tabocas, Bolas, Melancia, Cajá, Jurema e Cipaúba.

Cisterna-Calçadão. Foto: Arquivo/ASACom
As famílias beneficiadas pelo P1+2 serão selecionadas a partir dos seguintes critérios:

• Famílias com acesso à água para consumo humano, a exemplo das cisternas do P1MC (Programa 1 Milhão de Cisternas);
• Mulheres chefes de família;
• Famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade;
• Famílias com crianças e adolescentes frequentando a escola;
• Adultos com idade igual ou superior a 65 anos;
• Portadores de necessidades especiais.

Além disso, para ser inscrito no cadastro de seleção, é necessário que a candidato à implementação esteja no cadastro único do pelo Governo Federal, que deve ser solicitado através da Secretaria de Assistência Social do município.

As características de solos, a formação rochosa, a localização, a lógica de produção (agricultura, pecuária, extrativismo) e as formas de manejo também são requisitos observados na escolha das famílias e no tipo de tecnologia que mais se adeque à sua realidade.

O Sr. Severino Rodrigues, avaliou como positiva a reunião: “Foi um momento muito proveitoso e o projeto só tem a trazer benefícios para Jaty e todas as comunidades listadas. Todos aqueles que precisam da terra e da água para geração de renda ficarão animados com o projeto”, disse o representante do Sítio Jaty.

O P1+2 executado pelo SPM Nordeste no agreste paraibano abrangerá ainda as cidades de Ingá e Fagundes, totalizando 288 implementações, sendo 143 cisternas-calçadão, 93 cisternas-enxurrada, 48 barreiros-trincheira e 4 barragens subterrâneas.

As obras serão iniciadas após reunião nas localidades, capacitação das famílias em Gestão de Água para a Produção – GAPA e em Sistemas Simplificados de Manejo de Água – SISMA, além da capacitação voltada aos pedreiros e cisterneiros, oriundos das próprias comunidades e municípios vizinhos.

Nenhum comentário: