PESQUISAR

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lideranças do agreste reúnem-se em Campina Grande em preparação ao EPA

darcylima/spmne

O Fórum de Lideranças do Agreste (FOLIA) realizou no último dia 19.10 sua reunião ordinária na cidade de Campina Grande, neste dia a reunião teve como objetivos: discutir sobre o tema Território e Territorialidade Camponesa e Preparar e escolher os representantes do Fórum para participação no VI Encontro Paraibano de Agroecologia (EPA), aproximadamente 40 pessoas participaram da atividade.

darcylima/spmne
O período da manhã foi dedicado ao estudo do tema: “Território e Territorialidade Camponesa” que teve como facilitador o professor Alexandre Nogueira, docente da Universidade Estadual da Paraíba, ele fez um resgate histórico social da questão territorial no Brasil e especialmente na Paraíba, abordou também aspectos das formas de produção da sociedade e sua forma de apropriação da terra. Com uma linguagem simples, direta e engajada o professor Alexandre Nogueira motivou os atores sociais presentes a resistirem na batalha diária de construção de alternatividades de permanência, com dignidade, dos camponeses no campo.

darcylima/spmne
Após a apresentação todos foram convidados a trabalharem em grupo para responderem a duas perguntas: A) Quais as experiências de resistência e convivência com o semiárido? B) Que território estamos construindo com o FOLIA? E em seguida foi realizada um plenária abordando as duas perguntas norteadoras.  A tarde foi discutido sobre a participação dos membros do FOLIA no sexto EPA que tem como tema: “É no semiárido que a vida pulsa; É no semiárido que o povo resiste” que acontecerá no período de 24 a 26 de outubro na cidade de Lagoa Seca.

veja mais imagens, aqui

Nenhum comentário: