PESQUISAR

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Intercâmbio Cisterna nas Escolas

As organizações da ASA (Articulação do Semiárido Brasileiro) responsáveis na Paraíba pela execução do Projeto Cisternas nas Escolas, o SPM-NE (Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste), o PROPAC (Programa de Promoção a Ação Comunitária) e o PATAC (Programa de Aplicação de Tecnologias Apropriadas), estão concluindo os processos da 3ª etapa do programa Cisternas nas Escolas. 

 Nesse sentido, foi realizado um intercâmbio com cerca de 40 professoras e professores, que participaram das 1ª, 2ª e 3ª etapa do Programa. O encontro foi realizado entre os dias 19 e 20 de Dezembro de 2017, no município de Taperoá/PB. Participaram também representantes das ONG’s mencionadas acima e a comunidade escolar da comunidade Serra Feia.
A programação foi iniciada com a mística de abertura e apresentação dos participantes. O intercâmbio foi realizado no município vizinho, Cacimbas/PB, em uma comunidade Quilombola, conhecida como Serra Feia. Toda a comunidade escolar da Escola Municipal Joaquim Cassiano Alves recepcionou a todos bastante empolgados, realizando uma dinâmica de acolhimento, seguida de uma apresentação que contextualizou o Plano Político Pedagógico de Educação daquela localidade. Após, foi realizado um debate com o público, onde durante as falas, podemos acompanhar Dona Hilda, moradora de Serra feia, contar um pouco sobre a história daquela comunidade.



Foi destacada a importância da Educação Contextualizada, bem como a cisterna e o trabalho de grafitagem que a implementação recebeu fazendo parte do projeto Fazendo Arte e da “Oficina de Grafitagem” onde os jovens estudantes puderam adquirir conhecimentos técnicos com tal atividade desenvolvida pelo PROPAC. 
No dia seguinte, o debate foi retomado e enriquecido por uma atividade de grupo, apresentada ao grande grupo. O evento foi finalizado fazendo uma breve retrospectiva dos trabalhos ao longo do ano acerca do projeto.





Nenhum comentário: