PESQUISAR

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

20ª Romaria do Migrante

Há 20 anos Romeiras e Romeiros do agreste paraibano reúnem-se na cidade de Fagundes e caminham à Pedra de Santo Antônio relembrando e celebrando a vida e fé do povo migrante, com o tema Sociedade e Migração, por Direitos e Participação a 20ª Romaria foi realizada no dia 08 de novembro de 2015.

Vou convidar os meus irmãos trabalhadores
Operários, lavradores, biscateiros e outros mais
E juntos vamos celebrar a confiança
Nossa luta na esperança de ter terra, pão e paz, ê, ê
                                                                   Zé Vicente



A Romaria do Migrante nasceu, na década de 90, a partir da presença dos padres Escalabrinianos que acompanhavam os migrantes temporários, trabalhadores do corte de cana na sua dura jornada de trabalho na região de fronteira entre os Estados da Paraíba e Pernambuco. Hoje, ela é um momento tanto de denúncia da violação dos Direitos Humanos, quanto de celebração das lutas e conquistas das políticas públicas de convivência com o semiárido, da sociedade civil organizada, exemplo:  os programas Água para Todos – Programa Um Milhão de Cisternas, Programa Uma Terra e Duas Águas e Cisterna nas Escolas.


A 20ª Romaria do Migrante foi uma realização do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste, da Diocese de Campina Grande e da Paróquia São João Batista.



Nenhum comentário: