PESQUISAR

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ÁGUA DE EDUCAR, CONQUISTANDO DIREITOS E SOBERANIA

Nos dias 22 e 23 de setembro do ano de 2015 o SPM-NE, unidade gestora do programa cisterna nas Escolas, realizou a primeira oficina de Educação Contextualizada no município do Ingá-PB. Como principio temos a concepção de que a Educação do Campo é um direito e não esmola. Os professores e professoras do município do Ingá-PB, fizeram um diagnostico situacional e participaram de um trabalho de campo, no qual puderam observar experiências relacionadas à diversidade de produção de alimentos,  e visibilizar o quanto o semiárido  nordestino  é cheio de vida desde que utilizem práticas de manejo sustentável dos recursos naturais e um bom armazenamento de água. Com essas duas técnicas é possível sim  construir sustentabilidade. 


A educação contextualizada para a convivência com o semiárido é um desafio para os programas que a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) executa na região que corresponde o Semiárido Brasileiro. Depois da água de beber com a cisterna de 16 mil litros e da água de comer, programa voltado para a produção de alimentos saudáveis, “uma terra e duas águas”, chegou o programa Água de Educar que envolve capacitações e a implementação de uma cisterna de 52 mil litros, voltado para a soberania alimentar e nutricional dos alunos e alunas nas escolas do campo.
E levar esse conhecimento para a sala de aula, ou levar os alunado  também para o campo,  é um caminho para educar experimentando e sistematizando esse conhecimento. Assim, efetivaremos uma educação contextualizada, na qual os saberes e costumes sempre serão semeados e multiplicados.
“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino” Paulo Freire
Por José Roberto Saraiva  


Nenhum comentário: