PESQUISAR

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Curso para manejo de água mobiliza famílias do agreste paraibano

Famílias participantes do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2, nos municípios de Itatuba e Fagundes, no agreste da Paraíba, se encontraram para mais um momento de formação, durante o curso de Sistema Simplificado de Manejo de Água – SISMA, que proporcionou, em um dia de campo, conhecimento e visualização das atividades desenvolvidas por agricultores e agricultoras da Comunidade Guariba de Baixo, município de Gado Bravo-PB, que já estão produzindo hortaliças ao arredor de suas casas.
Foto: Sinaldo Luna

O curso foi oferecido e acompanhado pelo Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste – SPM NE, entidade gestora do P1+2 na região, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro, com patrocínio da Petrobrás. Os participantes do curso foram recepcionados pela família do Sr. Raimundo do Carmo, beneficiada com um barreiro-trincheira em etapa anterior do P1+2.

A implementação do Sr. Raimundo e sua produção de hortaliças serviram de ânimo aos visitantes, como José Raimundo, que está conquistando um barreiro-trincheira, na comunidade Jaty, em Itatuba: “É uma beleza a horta do Sr. Raimundo, graças ao barreiro, pertinho de casa. Ele tem cuidado no plantio. Quero fazer igual quando receber o meu barreiro”, disse.

A experiência da família do Sr. Ceará e sua esposa, Dona Euza, também foi visitada e recebeu destaque durante o encontro. Igualmente beneficiados com um barreiro-trincheira, eles possuem uma horta próxima à residência, já produzindo alface, couve, coentro, tomate e até já começaram experimentos com mamão. Sr. Ceará relatou que só na última semana havia arrecadado R$ 200,00 com a venda de alfaces e seus canteiros foram usados como exemplo de como proteger e produzir bem as hortaliças. Dona Euza aproveitou a oportunidade para vender alface e coentro aos participantes do curso que pretendem desenvolver hortas.

“É uma riqueza muito grande que eles têm aqui e graças ao SPM, a ASA e o P1+2, nós também vamos poder ter e aumentar nossa produção. Quem não quis participar depois vai ver o que perdeu”, disse a Sra. Maria José, beneficiada do P1+2 e membro da Comissão Municipal de Itatuba. Já o Sr. Ceará e Dona Euza agradeceram a visita às suas propriedades e se colocaram disponíveis para receber outras famílias.
Foto: Sinaldo Luna

Os agricultores familiares beneficiados com as implementações do P1+2 ainda puderam ver a construção das primeiras cisternas-calçadão da etapa atual do Programa no Sítio Mãe-Joana, no município de Fagundes e concluíram o curso com a certeza de que estarão recebendo uma grande ferramenta de sustentabilidade às suas famílias e ao desenvolvimento local: “Não vejo chegar a hora de colher as hortaliças dos meus canteiros”, disse a Sra. Virgínia Campos, da comunidade Mulungu, em Itatuba.

Outra etapa do mesmo curso de Sistema Simplificado de Manejo de Água foi uma oficina prática de produção de Defensivos Naturais, propiciando às famílias as condições necessárias para a continuidade na transição agroecológica, garantindo a produção de hortaliças sem veneno. 

Nenhum comentário: