PESQUISAR

sexta-feira, 8 de março de 2013

Incra define programação do dia estadual de combate ao uso de agrotóxicos na Paraíba

Mais de trezentos assentados da reforma agrária, além de agricultores familiares de todas as regiões da Paraíba, irão participar das comemorações do primeiro Dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos, que será realizado no dia 19 de março, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, com programação das 7hs às 14hs. A promoção do evento é do Incra, na Paraíba, que conta com apoio de muitos parceiros.

Durante o evento, que é amparado pela Lei estadual 9.781/2012, de autoria do deputado estadual Frei Anastácio (PT), que institui o dia estadual de combate ao uso de agrotóxicos, será realizada uma feira agroecológica, com 40 estandes, todos com produtos cultivados sem agrotóxicos, onde os visitantes irão poder comprar frutas, legumes, hortaliças e outros produtos ecologicamente corretos.

Além disso, o evento trará estandes com artesanato, cultura popular e amostra de experiências desenvolvidas na agricultura com defensivos naturais. Para realizar a programação, o Incra, conta com a parceria do MDA, das Entidades Prestadoras de ATES, MST, CPT, Pólo Sindical da Borborema, ASA, UFPB, Pastoral da Juventude Rural, Fórum Estadual da Economia Solidária,além de órgãos públicos estaduais,municipais e federais,a exemplo da Emater, Sereste, Conab,Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa e o Mandato do Deputado Estadual Frei Anastácio e outros que ainda irão aderir à ação.Todos os parceiros também estarão presentes com tendas.

Café da manhã agroecológico

Durante a abertura do evento, os expositores irão oferecer um café da manhã ao público com frutas e outros produtos agrícolas cultivados sem nenhum veneno. “Esse café é uma forma de mostrar ao público que é possível cultivar sem agrotóxico e que a Paraíba já tem uma boa experiência nessa área com cerca de 30 feiras agroecológicas espalhadas pelo estado”, disse o superintendente regional do Incra, Cleofas Caju.

Brindes para ação virtual

Segundo os organizadores da programação do Dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos, em um dos estandes estarão à disposição dos visitantes vários brindes surpresa. Mas, para recebê-los o visitante terá que entrar na rede social face book e curtir a página alusiva ao dia de combate aos agrotóxicos. Serão disponibilizados computadores com Internet para o acesso à rede social. “Essa é uma forma que adotaremos para envolver os internautas nessa ação, que visa despertar para o consumo de alimentos sem veneno. Na verdade, queremos que o maior número de pessoas possível tome conhecimento do evento e das alternativas de produção agroecológica que são desenvolvidas em nosso estado”, explicou Cleofas Caju.

Nenhum comentário: