PESQUISAR

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Missão do Vale do Jequitinhonha

Missionários do Serviço Pastoral dos Migrantes de todo o país participaram na cidade de Berilo/MG, Vale do Jequitinhonha, da Missão anual do SPM. Foram visitadas 30 comunidades rurais que sofrem com  drama da Migração Forçada.

Veja o video que mostra um pouco do que foi a Missão que contou com os Agentes de Pastoral do SPM NE, Amélia da Silva, Darcy Lima e Manoel Santiago.




2 comentários:

Anônimo disse...

ESTIVE PRESENTE NESSA MARAVILHOSA MISSÃO...PARABÉNS IR.ANA E IR.SANDRA E TODOS MISSIONÁRIOS QUE ESTIVERAM PRESENTE. TROUXEMOS UM POUCO DA ACOLHIDA E DA HUMILDADE DO POVO...VISITEI A COMUNIDADE DO CRUZEIRO E BREJO JUNTAMENTE COM TIAGO SEMINARISTA.
MHELENA LEIGA - SAO PAULO ´- SP

Unknown disse...

Também estive na missão do vale e fiquei encantada com a região e suas riquezas naturais como também com seu povo camponês tão bonito e acolhedor. Porém, suas riquezas concentra-se nas mãos do latifúndio monocultor de imensos cultivos de eucaliptos os quais vem causando impactos negativos sociais e ambientais e consequentemente a migração forçada das famílias camponesas para corte de cana e colheita do café em São Paulo e Sul de Minas, onde a juventude se apresenta como umas das principais vítimas dessa situação. Nas nossas visitas encontramos muitas famílias em que só os pais se vivem na comunidade, e os filhos, algumas vezes ainda sem atingir a maioridade migram para o Sul do país em busca de trabalho. Em contraponto o povo do vale nos deixou muitas lições, de alegria, beleza, simplicidade, acolhida e resistência de um povo que luta pra viver na sua região de origem na esperança de que teremos um vale do jequintinhonha onde todos possam viver com dignidade e ser feliz.