PESQUISAR

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

SPM NE PROMOVE EVENTO COM REFUGIADOS VENEZUELANOS EM JACUMÃ – CONDE/PB


A Pastoral dos Migrantes, em parceria com a Arquidiocese da Paraíba e a Prefeitura Municipal de Conde, realizou no dia 25 de agosto, a roda de diálogo: "Refugiados: um convite à solidariedade", na Colônia dos Pescadores, em Jacumã - Conde/PB.
A abertura ficou por conta de um quinteto de jovens músicos de Conde, que apresentou inicialmente o Hino Nacional Brasileiro, entre outras canções. Logo após, foram convidados para formar a mesa Arivaldo Sezyshta, doutor em Filosofia, membro da diretoria da Pastoral do Migrante e um dos coordenadores da Casa do Migrante; Maritza Ferretti, Assessora Jurídica da Pastoral e integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB; Roberto Saraiva – Geógrafo e membro da Coordenação da Pastoral do Migrante; Jonas Epifânio, o Escurinho - CantorCompositor e percursionista e Nivaldo Pires, Assessor do Presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Deputado Luiz Couto.
A mesa tratou do tema em foco, abordando, sobretudo, a questão da legislação que envolve o refúgio e a importância da acolhida por parte da sociedade brasileira, seja pela questão humanitária, seja porque o Brasil é signatário dos tratados internacionais a respeito da migração e refúgio.

Os próprios migrantes e refugiados venezuelanos estiveram presentes ao evento, além das entidades envolvidas e da comunidade local. Três dos refugiados deram seus depoimentos e testemunhos, destacando as dificuldades que tiveram até chegar à Paraíba e, ao mesmo tempo, a gratidão pela acolhida e o desejo de reconstruir suas vidas e seus sonhos, a partir da inserção à comunidade local e ao mundo do trabalho.
A tarde de encontro foi finalizada com apresentações culturais de artistas locais e de João Pessoa. O cantor Escurinho, acompanhado por sua banda, finalizou o evento com uma roda de ciranda, que se constituiu em um momento de integração entre brasileiros e venezuelanos.


Nenhum comentário: