O Serviço Pastoral
dos Migrantes do Nordeste (SPMNE), realizou mais um encontro sobre Educação
Contextualizada para a convivência com o Semiárido, no município de Itatuba/PB,
no dia 21 de agosto deste ano. A oficina faz parte do Projeto de Acesso a
Água para Ações Pedagógicas no Semiárido Paraibano, que é excetuado pelo SPMNE
em parceria com a Fundação AVINA/AMA, e foi realizado na Escola EMEF Maurino
Rodrigues de Andrade, sendo conduzido pela monitora pedagógica Amélia Marques
(SPMNE).
Os encontros de
formação tem como objetivo é abordar temas diversos com os/as professores/as e
funcionários/as da escola, como o Gerenciamento de Recursos Hídricos,
Convivência com o Semiárido, Educação Contextualizada, conjuntura política,
questões de gênero, entre outros.
Dando prosseguimento
as temáticas abordadas em outros momentos, os temas avançam e nesse encontro tratou-se
acerca da história da comunidade, tornando-se um espaço muito rico na troca de
conhecimentos históricos e culturais sobre aquela comunidade local. Alguns
professores contaram a história do seu município de forma lúdica e dinâmica.
No período da tarde, a
monitora encaminhou um diálogo sobre a realidade educacional das crianças e
adolescentes, apresentando os principais fatores que levam a desigualdade na
educação básica, baseado em dados do Censo Escolar, através de pesquisas
realizadas através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização
das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), onde
prevalecem nesse cenário questões como: a cor da pele, o local onde se vive, a condição
pessoal e o trabalho infantil. Sendo assim, esses dados contribuíram para o
diálogo entre os participantes para compreender os baixos índices de desempenho
educacional das crianças e adolescentes como também, os grandes desafios da
educação pública brasileira atualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário