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terça-feira, 4 de setembro de 2018

3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO REÚNE PROFESSORES/AS EM ITATUBA

O Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPMNE), realizou mais um encontro sobre Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido, no município de Itatuba/PB, no dia 21 de agosto deste ano. A oficina faz parte do Projeto de Acesso a Água para Ações Pedagógicas no Semiárido Paraibano, que é excetuado pelo SPMNE em parceria com a Fundação AVINA/AMA, e foi realizado na Escola EMEF Maurino Rodrigues de Andrade, sendo conduzido pela monitora pedagógica Amélia Marques (SPMNE).

Os encontros de formação tem como objetivo é abordar temas diversos com os/as professores/as e funcionários/as da escola, como o Gerenciamento de Recursos Hídricos, Convivência com o Semiárido, Educação Contextualizada, conjuntura política, questões de gênero, entre outros.




Dando prosseguimento as temáticas abordadas em outros momentos, os temas avançam e nesse encontro tratou-se acerca da história da comunidade, tornando-se um espaço muito rico na troca de conhecimentos históricos e culturais sobre aquela comunidade local. Alguns professores contaram a história do seu município de forma lúdica e dinâmica.

No período da tarde, a monitora encaminhou um diálogo sobre a realidade educacional das crianças e adolescentes, apresentando os principais fatores que levam a desigualdade na educação básica, baseado em dados do Censo Escolar, através de pesquisas realizadas através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), onde prevalecem nesse cenário questões como: a cor da pele, o local onde se vive, a condição pessoal e o trabalho infantil. Sendo assim, esses dados contribuíram para o diálogo entre os participantes para compreender os baixos índices de desempenho educacional das crianças e adolescentes como também, os grandes desafios da educação pública brasileira atualmente.

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