PESQUISAR

sábado, 8 de setembro de 2018

INTERCÂMBIO COM PROFESSORES DE MOGEIRO

Professores e professoras, alunos(as) e mães e pais da EMEIF JOÃO AVELINO DA SILVA, do Município de Mogeiro, se encontraram no dia 6 de setembro, para participaram de um intercâmbio na comunidade Serra Velha, localizada em Itatuba no agreste Paraibano. A experiência visitada foi de Luzia Bezerra (Dona Lita), professora aposentada, agricultora experimentadora e grande liderança em sua comunidade. O intercâmbio faz parte do Projeto Águas do saber, que está sendo executado pelo Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPMNE), em parceria com a Fundação AVINA e a AMBEV/AMA. 

Durante o referido projeto, serão construídas tecnologias sociais de acesso a água - uma cisterna com capacidade de armazenar de 52 mil litros de água captadas através da água da chuva - uma implantação do sistema de reuso de águas residuais e uma horta/pomar educativo.

Sendo parte desse processo de formação e considerado grande aliado da construção de novos conhecimentos e práticas pedagógicas, foi realizado o intercâmbio, o qual proporcionou aos presentes conhecer de perto a experiência de vida, profissional e de luta da agricultora Lita, uma mulher guerreira que enfrentou muitos desafios para poder voltar ao seu local de origem e voltar a fazer algo que lhe traz felicidade, que é o cuidado com a terra e a natureza. Durante a visita conhecemos um percurso intitulado pela própria agricultora de “Caminho da Felicidade”, percurso esse cheio de plantio orgânico e experiências agroecológicas. Momento acompanhado pelos agentes técnicos da Pastoral do Migrante (SPM NE).

Naquele espaço, foram apresentadas experiências até então desconhecidas por alguns, como a fossa ecológica ou a tecnologia do fogão de biogás com o biodigestor, a cisterna calçadão, o tanque de reuso de água, o cultivo de horta, o plantio de plantas medicinais, fruteiras e roseiras e/ou plantas ornamentais, desprenderam muita atenção do grupo. 

O período da tarde ficaram apenas os/as professores para socialização da visita e discussão em grupo. Foram colocadas as impressões sobre o que encontraram e partilharam durante o intercâmbio.e as práticas educativas escolares, o que foi visto na visita que pode ser identificado nas praticas escolares.

A monitora pedagógica Amélia Marques (SPMNE), orientou que o grupo respondesse em tarjetas três perguntas: o que se viu, o que se ouviu, o que sentiu em relação a visita. 

Nenhum comentário: