PESQUISAR

quinta-feira, 22 de março de 2012

O AMIGO EM CASA


Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS

Você convida um amigo muito querido à sua casa. Leva-o logo para a cozinha, lugar mais familiar e onde a conversa costuma ser mais próxima. Enquanto a sala de estar é lugar de visitas solenes, ilustres e formais, a cozinha é espaço de intimidade. Ali a conversa é franca, aberta, transparente. Os enfeites e atributos da sala muitas vezes escondem segredos. Já a cozinha se presta em geral à nudez da amizade sincera, sem fingimentos. Na primeira é comum ocultar o lixo debaixo do tapete, na segunda sequer há tapete. Tudo ocorre no corpo a corpo, cara a cara, olho no olho.

Mas pode haver um desencontro, uma espécie de um curto-circuito entre você e o amigo convidado. Você o instala na cozinha e põe-se a brincar com o gatinho, o papagaio ou o cachorrinho da casa. Pior ainda, liga a televisão ou o rádio, esquecendo de desligar o celular. Este timbra e você atende normalmente, falando em voz alta, sem dar a mínima para o amigo que está ao lado. Ou ainda, começa a folhear o jornal, uma revista ou um livro. Apesar de juntos, ambos parecem em órbitas diferentes.

A metáfora serve para esclarecer o que ocorre, não poucas vezes, na oração pessoal ou mental. Convidamos Jesus Cristo para um bate-papo, um encontro profundo. Levamo-Lo até o lugar mais íntimo de nosso ser. Chegados ali, ao invés de conceder-Lhe uma atenção especial e única, eis-nos distraídos com mil preocupações que tumultuam nosso espírito e nosso coração. Deixamo-Lo de lado e passamos a navegar indistintamente de um tema a outro.

Com muita freqüência, esquecemos a presença do Amigo, e nos entretemos com culpas e mágoas, ciúmes e invejas, rancores e vinganças, acariciando-as morbidamente como se fossem bichinhos de estimação. Outras vezes, ligamos o filme de nossa trajetória retrospectiva, e as imagens vão se sobrepondo umas às outras, sem que ao menos lhe prestemos uma atenção mais viva e séria. Pode ser também que toque o telefone das preocupações imediatas, dos desafios que nos esperam. Passamos logo a antecipar as respostas e soluções, sem uma avaliação mais acurada do que temos de fazer. Ou ainda, nossa atenção põe-se a captar, implícita ou explicitamente, as novidades que chegam de todos os lados, como o beija-flor que rouba o mel de todas sem enamorar-se concretamente de nenhuma.

Paciente e silencioso, o Amigo aguarda. Ouve, sorri, perdoa e ama. Ama mas deixa-nos inteiramente livres. Não se atém ciosamente a uma relação doentia e possessiva. Não pode fazer outra coisa senão pousar seu olhar fixo e misterioso sobre o nosso. Olhar que é um oceano límpido, cristalino e transparente de amor e misericórdia. Espera que o brilho desse olhar, por sua profundidade e intensidade, nos fascine e nos chame novamente ao encontro. Espera que sua luz penetre em nossa alma e nos seduza pela doçura e compaixão.
Mas quase sempre os ruídos, internos e externos, são mais fortes que a presença silenciosa e atenta do Amigo. Imagens, sons, lembranças e palavras vão se sucedendo, atropelando-se umas às outras. Tumultos e turbulências, temores e tremores substituem o silêncio necessário para retomar o diálogo com o Amigo. No rosto Dele, pouco a pouco, vai se extinguindo o brilho da luz. Uma sombra de tristeza toma desce e toma o lugar do olhar amoroso. O sorriso de infinita bondade parece murchar como uma flor esquecida.
Sem nos darmos conta, na agitação do momento, o Amigo parte tão discreto e silencioso como chegara. Ficam adiadas, mais uma vez, a serenidade e a paz que ansiosamente buscávamos encontrar. As palavras (no plural) ocultaram a presença viva da Palavra (no singular). O Verbo se fez carne, armou sua tenda entre nós, mas as trevas não o acolheram! O Amigo, porém, insiste: “Já estou chegando e batendo à porta; quem ouvir minha voz e abrir a porta, eu entro em sua casa e janto com ele, e ele comigo”(Ap 3, 20).

Nenhum comentário: