PESQUISAR

quinta-feira, 22 de março de 2012

Hoje é dia o dia mundial da água


Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992 o dia Mundial da Água para que as pessoas do mundo inteiro refletissem sobre os diversos temas relacionados a este fundamental direito humano. Nós do SPM NE gostaríamos de reafirmar nosso compromisso com o povo do Semiárido paraibano na luta pela formulação de políticas públicas e ações concretas de acesso aos recursos hídricos sem restrição e com total autonomia.

Como já falamos anteriormente hoje é um dia comemorativo, mas em 2012 nossas reflexões sobre a água não começaram agora, pois de 14 a 17 deste mês Arivaldo Sezyshta (Presidente SPM NE) esteve em Marselha – França representando o SPM e a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) no Fórum Alternativo Mundial da Água que teve por objetivo: “elaborar e promover um discurso alternativo em favor de uma gestão ecológica e democrática da água, discutir sobre as soluções a crise mundial da água, além de estruturar uma rede de articulação em prol do movimento”.

Segundo Arivaldo Sezyshta uma das questões fundamentais vistas no Fórum e que devem ser trazidas para reflexão na Semana da Água é que a água é vida e não pode ser vendida: “O principal é reforçarmos o grito mundial pela água como bem público, fortalecer o esforço mundial de reapropriação da água, enquanto bem comum da humanidade, pois em muitos lugares ela foi privatizada, possuída, cercada, e está sob o poderio de uns poucos”. Ação já implementada pelo SPM desde 1994 com o trabalho de construção de cisternas para captação de água da chuva para abastecimento humano.

Convivência com o semiárido – o senso comum sempre nos disse que o “problema do sertão é a seca”, mas ao longo da história a sociedade civil organizada tem provado que o real problema é a “cerca” que privatiza o acesso da população aos recursos hídricos. E na contramão desse processo de exploração o SPM é, em articulação com a ASA, uma Unidade Gestora Microrregional do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), desde 2008 o SPM já construiu aproximadamente 3000 mil cisternas para captação água da chuva para consumo humano beneficiando milhares de famílias paraibanas com o bem mais precioso da vida que é o acesso livre a água.

Neste dia Mundial da Água queremos ressaltar o artigo 2º da Declaração Universal dos Direitos da Água: “... à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem”. E que nosso trabalho vai estar sempre pautado pela luta na garantia desse direito.
  
Leia mais:
Carta do Fórum Alternativo da Água, clique aqui.
Declaração Universal dos Direitos da Água, cliqueaqui.

Nenhum comentário: