PESQUISAR

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

FEIRA AGROECOLÓGICA DO INGÁ/PB CELEBRA MAIS UM ANIVERSÁRIO


Aconteceu nesta quarta-feira 07 de Agosto de 2019, a comemoração do III aniversário da Feira da Agricultura Familiar de Ingá, que fica localizada no centro da cidade, ao lado da Prefeitura Municipal, e acontece semanalmente todas as quartas-feiras.
 Feira Agroecológica de Ingá teve início no ano de 2014, na sede da Pastoral dos Migrantes, no bairro Ananias. Através de parcerias com a EMATER e outros órgãos, em 2016 a feira foi transferida para o centro da cidade, e comemorou três anos após essa reorganização. Na feirinha são comercializados produtos 100% saudáveis, vindo diretamente do campo, do trabalho do agricultor e da agricultora de Ingá e são produzidos sem venenos, livre de agrotóxicos.
O momento celebrativo contou com a participação de grandes parceiros da feirinha, como a Central das Associações dos Pequenos Produtores Rurais do Ingá e Região (CAPPRI), o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPMNE), a EMPAER/PB, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e a Prefeitura Municipal de Ingá.

A programação teve início as seis horas da manhã com a feira acontecendo normalmente, e encerramento com o almoço no Salão da Pastoral da Criança, nesta cidade. Após a feira, chegaram a pastoral da criança, feirantes e convidados, em um clima de acolhida e muita alegria, conduzido pelo músico Bruno Barros, que animou todo o grupo. Em forma de agradecimento, foi realizado um belo momento de oração e em seguida uma dinâmica, que enfatizou a força e perseverança dos trabalhadores rurais na luta por garantir uma alimentação saudável na nossa mesa.

No decorrer do evento, podemos conhecer um pouco da história da feira do ingá, em uma retrospectiva feita por Sr. Antônio Barbosa (Antônio Calú), como também Severino Henrique - Coordenador Estadual das Feiras do Produtor, que falou um pouco sobre feiras agroecológicas da Paraíba, bem como parabenizou os envolvidos pelo momento de celebração, também falaram o Prefeito Manoel da Lenha, José Roberto – Agricultor, Feirante e da Diretoria da Feira, Magna – EMPAER Ingá, Jocemar – Coordenador Regional da EMPAER e o Coordenador do SPMNE, Roberto Saraiva, que enfatizaram a importância da feira agroecológica no município e a conscientização da população em se preocupar a alimentação. Dona Lita agricultora do município de Itatuba, encaminhou um poema para partilhar esse momento de festa.
Saúdo a todas e todos
Sintam-se bem abraçados
Partilhar este momento
Nos deixa emocionados
Tantos produtos saudável
Não há coisa mais agradável
Que os produtos admirável

No ano dois mil e quatorze
Na sede da Pastoral
Dos migrantes teve início
Uma feira sem igual
A feira agroecológica
Produtos com muita lógica
Saudáveis e sem algum mal

Agricultores familiar
Toda sexta se reunia
Trazendo os seus produtos
Com prazer e alegria
Vendendo também trocando
E muitos participando
Partilhando alegria

Através da EMATER
E de outras parcerias
A feira foi transferida
Do bairro do Anania
Para o centro da cidade
E hoje já comemora
Cinco anos com igualdade

Na feira agroecológica
Seus produtos são saudável
Vindo direto do campo
Cem por cento agradável
Sem agrotóxico algum
E transgenia nenhum
Tudo bem apreciável

Hoje o quinto aniversário
Sempre em boa companhia
Com a participação
De diversas parcerias
Com nossas forças unidas
Por uma melhor comida
Que nos dá muita alegria”

Lita Bezerra – Agricultora, Poetisa e Professora - Itatuba/PB.


O momento foi finalizado com o almoço, a distribuição de lembrancinhas, como agradecimento pela força e dedicação de nos proporcionarem uma alimentação saudável e a partilha do bolo de aniversário.


Compre produtos de qualidade, direto do campo para sua mesa, alimentação saudável, livre de agrotóxicos.


Nenhum comentário: