PESQUISAR

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

SPMNE REALIZA OFICINA SOBRE REUSO DE ÁGUA

No dia 03 de outubro, o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPMNE), realizou uma oficina sobre reuso de água no município de Itatuba/PB. A oficina faz parte do Projeto de Acesso a Água para Ações Pedagógicas no Semiárido Paraibano, que é excetuado pelo SPMNE em parceria com a Fundação AVINA/AMA, e foi realizada na Escola EMEF Maurino Rodrigues de Andrade, conduzida pela monitora pedagógica Amélia Marques e pela agricultora experimentadora, e também professora aposentada, Luzia Bezerra, mais conhecida como Dona Lita. 

A oficina visou a princípio, apresentar aos professores/as e equipe da escola as tecnologias construídas naquele espaço, a cisterna, horta e sistema de reuso de água, bem como a troca de saberes entre os presentes e a agricultora Lita, o esclarecimento de dúvidas sobre o cultivo da horta/pomar, bem como na pratica conhecer todo o funcionamento do sistema implementado na escola. 
Já na horta/pomar, após observar o espaço, dona Lita falou sobre quais as práticas de compostagem poderiam ser utilizadas na horta e como fazer, o que plantar e em que épocas do ano, e como cuidar e regar a horta, foram questões abordadas. Em seguida, retornados a sala, a oficina deu continuidade com uma serie de questionamentos, direcionados a Amélia e Lita. 
Em relação ao sistema de reuso, sabemos que no Semiárido, tal prática é um saber passado de geração a geração, de mãe pra filha há séculos, que nos últimos anos tem se difundido nas pequenas e grandes cidades, onde na Paraíba, várias famílias agricultoras tem aprimorado sua forma de reutilização das águas servidas através da implementação desses sistemas de reuso simplificado e/ou do Bioágua. Na escola o nosso sistema de reuso de água consiste na reutilização da água da escola que vem da cozinha que seria inutilizada. Através de um sistema de captação da água por gravidade, a água com resíduos passa para uma tubulação onde se concentra a primeira limpeza da água, e segue para a purificação que depois do seu tratamento estará pronta para a produção de alimentos. 


Outras temáticas como o consumo da água por setor: humano, indústria e agricultura; projetos escolares desenvolvidos em outras escolas como o Projeto Educando para a Convivência com o Semiárido ou Reconhecendo o Semiárido, realizados em Cabaceiras/PB, a cisterna como elemento pedagógico e a água como tema gerador também foram abordados durante a oficina.


Nenhum comentário: