PESQUISAR

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Coordenadora da Casa do Migrante dá palestra a professores do Colégio Marista Pio X em João Pessoa

Coordenadora da Casa do Migrante Scalabrini do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste, participou como assessora, neste dia 23 de outubro, no Colégio Marista Pio X em João Pessoa, de um dia de formação continuada dos docentes desta renomada entidade de ensino. 
Auricélia Rossana, fala do início da Pastoral do Migrante no Brasil e na Paraíba deste o seu nascimento até os dias de hoje, destacando o acompanhamento aos trabalhadores e trabalhadoras do corte da cana no Estado da Paraíba e Pernambuco, passando pelos processos de acompanhamento das famílias que ficavam  a espera de seus maridos, filhos, mães, e que muitas vezes passavam dificuldades com a seca, indo buscar água numa distancia de até seis léguas. Essa atuação que ia do agreste ao litoral e do litoral ao agreste, desabrochou em nosso acompanhamento à migração interna, três eixos de ação, o Combate ao trabalho escravo nos canaviais, a captação de água de chuvas, como construção de uma ação libertadora e de construção de politica publica de convivência com o semiárido e por fim o acompanhamento religioso, da participação popular nas transformações de vidas. 


A Reza que nos faz pensar a Fé inabalada no Cristo que transforma. Anos depois, ressalta a coordenadora da Casa Migrante, a vocação deste serviço pastoral, enverada também na atenção a migrantes internacionais e refugiados. Sem fugir de sua luta em defesa dos direitos humanos, em consonância com o Santo Padre Papa Francisco, em seus 4 verbos: Acolher, Proteger, Promover e Integrar, abre uma casa, para receber os Venezuelanos e Venezuelanas em situação de vulnerabilidade social, na Cidade do Conde, onde já recebemos cerca de 77 pessoas, entre jovens, crianças e adultos. Neste cenário ressalta ainda a importância de contar com a parceria da Arquidiocese da Paraíba, do municio do Conde e que espera ampliar as parcerias com outros seguimentos da sociedade e da Igreja. Concluiu agradecendo a todos e todas convidando a conhecerem e a participarem desta jornada.

Nenhum comentário: