PESQUISAR

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Jovens do campo participam de oficina de construção de roteiro e narrativas em Campina Grande

Nos dias 04 e 05 de outubro, a juventude de seis territórios da Articulação do Semiárido Paraibano (Asa Paraíba), participou da Oficina de Construção de Roteiros e Narrativas, realizada em Campina Grande, pelo GT Juventude e Agroecologia da ASA-PB e EMBRAPA, através do projeto Pedagroeco Paraíba: Juventude, Agroecologia e Comunicação. O projeto tem por objetivo estimular o protagonismo juvenil no campo e a divulgação das experiências agroecológicas em rede nos estados de Sergipe, Alagoas, Piauí, Paraíba e Bahia, por meio de materiais multimídias.

A ação aconteceu no Centro Diocesano do Tambor, facilitada pela equipe de multiplicadores do pedagroeco,  com a participação do GT de Comunicação da ASA-PB, assessore/as técnicos/as e da equipe de comunicação da Embrapa Algodão, além de cerca de 30 jovens.

Na abertura do evento, foi realizada uma mística retratando a atual conjuntura eleitoral, refletindo sobre o voto consciente e a democracia. Musicas e poesias que embalaram a abertura da oficina, finalizando com a afirmação que a “Juventude que ousa lutar constrói um poder popular”.

Durante os dois dias, a juventude aprendeu na teoria e na prática o passo a passo  para a elaboração de um roteiro e algumas técnincas para a produção audiovisual através do celular. “A proposta do Pedagroeco é trabalhar, através da comunicação e suas ferramentas, o empoderamento e identidade do jovem do campo: “Questões como a escrita, o teatro, a dança, todos esses elementos que reforçam a identidade cultural camponesa são levados em consideração pelo projeto. A pedagogia Griô, que tem em suas premissas a ancestralidade e a expressão oral, é a base desse projeto que tem um enorme potencial, sobretudo no que se refere as questões de sucessão rural. O jovem do campo precisa se encantar por sua identidade, ainda que não permaneça no campo”, disse o facilitador Claviano Nascimento, assessor técnico do Patac.

No primeiro dia, os jovens assistiram o curta metragem “Sanduíche” que apresenta diversas perspectivas de uma produção audiovisual. Em seguida, se dividiram em grupos para construir uma lógica narrativa a partir de algumas imagens que foram entregues a cada grupo. No segundo momento, os jovens fizeram uma retrospectiva do primeiro encontro realizado em Campina Grande, levantando alguns temas sugeridos para a produção de vídeos em cada território. Foram escolhidas diversas temáticas, tais como: mercados e gênero, protagonismo juvenil, juventude e comunicação, criação animal, dentre outros. No momento da noite, os territórios se dividiram para pensar como seria a produção audiovisual em suas comunidades.

Os jovens do Fórum de Lideranças do Agreste (Folia) escolheram o tema mercados e gênero. De acordo com o Jovem Joab, de Mogeiro –PB, “o jovem do campo não tem muita oportunidade e o financeiro é o que mais preocupa, principalmente para as meninas, que as vezes a própria família não a deixa participar da criação ou da produção de alimentos. Tem muita jovem que eu conheço que quer ir embora do campo por esse motivo”, disse Joab. No segundo dia, Claviano apresentou algumas técnicas utilizadas na hora de uma gravação: planejamento da equipe e atribuição de tarefas; iluminação, enquadramento; pesquisa sobre o tema e sobre os entrevistados; preocupação com a qualidade da captação de imagens e de áudio. Como ultima etapa da oficina, os jovens realizaram algumas gravações para treinar o que foi discutido durante os dois dias.

"Foi um aprendizado riquíssimo participar desse encontro. Vou levar para minha comunidade e para os jovens de lá como fazer um vídeo e como melhorar as fotos que a gente faz para o site da associação. Foi maravilhoso', destacou a jovem Ângela Alves, presidente da Associação do Sítio das Flores, no município de Teixeira, O assessor técnico da ASPTA, Edson Possidônio, avaliou a trajetória da juventude organizada dentro da ASA: "Eu faço uma avaliação positiva, pois, é uma forma da juventude está se organizando. O GT de juventude da ASA PB vem conseguindo de alto afirmar enquanto juventude organizada, então, é desafiador para a juventude", declarou Edson.

Com a proposta de mobilizar as juventudes do campo,  após a oficina, cada grupo ficou com a tarefa de produzir vídeos curtos em seus territórios, que serão parte de um produto audiovisual do projeto. O resultado do aprendizado será partilhado na III oficina do Pedagroeco agendada para os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2018.

Fonte: https://www.asaparaiba.org/single-post/2018/10/09/Jovens-do-campo-participam-de-oficina-de-constru%C3%A7%C3%A3o-de-roteiro-e-narrativas-em-campina-grande

Nenhum comentário: