PESQUISAR

quarta-feira, 10 de julho de 2019

O Papa: os migrantes são pessoas, não se trata de questões sociais ou migratórias

1562577119138.JPG
«São pessoas, não se trata apenas de questões sociais ou migratórias! "Não se trata apenas de migrantes" ». Homilia do Papa Francisco na Santa Missa dos Migrantes, por ocasião do VI aniversário da sua visita à ilha italiana de Lampedusa.
Renato Martinez – Cidade do Vaticano
"Neste sexto aniversário da minha visita a Lampedusa, penso nos" últimos "que clamam ao Senhor todos os dias, pedindo para serem libertados dos males que os afligem. São os últimos enganados e abandonados para morrer no deserto; eles são os últimos torturados, maltratados e estuprados em campos de detenção; eles são os últimos a desafiar as ondas de um mar implacável; são os últimos que ficaram nos campos de uma recepção que é muito longa para ser chamada de temporária ", disse o Bispo de Roma na homilia na Santa Missa para os Migrantes, por ocasião do VI Aniversário de sua visita à ilha italiana de Lampedusa. , celebrada no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, nesta segunda-feira, 8 de julho de 2019.

"Hoje a Palavra de Deus fala de salvação e libertação"

Salvação: é Deus quem abaixa, revela e salva

Em sua homilia, o Santo Padre comentando as leituras bíblicas que foram proclamadas na celebração diziam que a Palavra de Deus hoje fala de salvação e libertação. Referindo-se a salvação, o Papa recordou a viagem de Jacob de Beersheba para Haran e o sonho que teve na qual ele viu os anjos de Deus subindo e descendo do céu, e como esse sonho se cumpriu historicamente na encarnação de Cristo. "A escada - disse o papa - é uma alegoria da iniciativa divina que precede todo movimento humano. É a antítese da Torre de Babel, construída por homens que, com sua própria força, queriam chegar ao céu para se tornarem deuses. Neste caso, pelo contrário, é Deus quem 'desce', é o Senhor quem se revela, é Deus quem salva. E Emanuel, o Deus conosco, cumpre a promessa de que o Senhor e a humanidade pertencem um ao outro, no sinal de um amor encarnado e misericordioso que dá vida em abundância ".

"O Deus-conosco cumpre a promessa de que o Senhor e a humanidade pertencem uns aos outros, no sinal de um amor encarnado e misericordioso que dá vida em abundância"

O refúgio daqueles que invocam na tribulação 
Antes desta revelação, enfatizou o Papa Francisco, Jacó realiza um ato de rendição ao Senhor, que se traduz em um compromisso de reconhecimento e adoração que marca um momento essencial na história da salvação. "Como um eco das palavras do Patriarca - o Pontífice mostrou - nós repetimos no Salmo:" Meu Deus, eu confio em você ". Ele é nosso refúgio e força, nosso escudo e armadura, âncora nos momentos de provação. O Senhor é um refúgio para os fiéis que o invocam na tribulação. Para o resto - disse o Papa - é precisamente nessas situações que nossa oração se torna mais pura, quando percebemos que as garantias oferecidas pelo mundo valem pouco e não temos mais que Deus. Só Deus abre o céu para quem vive na terra. Só Deus salva ". 
"Jesus revela aos seus discípulos a necessidade de uma opção preferencial pelos últimos, que devem ser colocados em primeiro lugar no exercício da caridade"

A liberação de doença e morte

É precisamente esta confiança completamente e forma extrema, disse o Santo Padre, o que une o chefe da sinagoga ea mulher doente no Evangelho. Eles são episódios de libertação. Ambos se aproximam de Jesus para obter dele o que nenhum outro pode lhes dar: a libertação da doença e da morte. Por um lado, temos a filha de uma das autoridades da cidade; por outro lado, temos uma mulher que sofre de uma doença que a torna excluída, marginalizada e impura. Mas Jesus não faz distinções: a liberação é generosamente concedida em ambos os casos. A necessidade coloca os dois, a mulher e a menina, entre os "últimos" a serem amados e criados. "João Paulo II", o "pobre" nas múltiplas dimensões da pobreza, são os oprimidos, os marginalizados, os idosos, os doentes, os jovens e que são considerados e tratados como a "última" na sociedade " (Exortação Vita consecrata, 82) " O último clamor pedindo para ser liberado Neste sexto aniversário da minha visita a Lampedusa, disse o Papa Francisco, eu penso o "último" a cada dia clamar ao Senhor, pedindo para ser libertado dos males que os afligem. "São os últimos enganados e abandonados para morrer no deserto; eles são os últimos torturados, maltratados e estuprados em campos de detenção; eles são os últimos a desafiar as ondas de um mar implacável; eles são os últimos deixados em campos de um host que é muito longo para ser chamado de temporário. Eles são apenas alguns dos últimos que Jesus nos pede para amar e ajudar a se levantar. "
"Eles são pessoas, não se trata apenas de questões sociais ou migratórias! "Não se trata apenas de migrantes", no duplo sentido de que os migrantes são, antes de tudo, seres humanos, e que hoje são o símbolo de todos os descartados da sociedade globalizada.

"Não é só sobre migrantes"
Infelizmente, acrescentou o Santo Padre, as periferias existenciais de nossas cidades são densamente povoadas por pessoas descartadas, marginalizadas, oprimidas, discriminadas, maltratadas, exploradas, abandonadas, pobres e sofredoras. No espírito das bem-aventuranças, somos chamados a consolá-los em suas aflições e a oferecer-lhes misericórdia; para satisfazer sua fome e sede de justiça; sentir a paternidade prudente de Deus; para mostrar-lhes o caminho para o Reino dos Céus. São pessoas, não se trata apenas de questões sociais ou migratórias! "Não se trata apenas de migrantes", no duplo sentido de que os migrantes são, antes de tudo, seres humanos, e que hoje são o símbolo de todos os descartados da sociedade globalizada. 
"Uma grande responsabilidade, da qual ninguém pode ficar isento se quisermos cumprir a missão de salvação e libertação a qual o próprio Senhor nos chamou para colaborar"

 É preciso compromisso, esforço e graça 
Antes de concluir sua homilia, o Papa Francisco disse que parece natural retomar a imagem da escada de Jacó, apontando que em Jesus Cristo, a conexão entre a terra e o céu é segura e acessível a todos. "Mas subir os degraus desta escadaria requer compromisso, esforço e graça. Devemos ajudar os mais fracos e mais vulneráveis. Eu gosto de pensar, então, que nós poderíamos ser aqueles anjos que sobem e descem, pegando os pequenos, os coxos, os doentes, os excluídos sob seus braços: os últimos, que de outra forma ficariam para trás e veriam apenas as misérias de a terra, sem nunca descobrir qualquer brilho do céu ". Finalmente, o Santo Padre agradeceu aos diferentes imigrantes que chegaram recentemente e que já estão ajudando os irmãos e irmãs que vieram recentemente. "Quero agradecer-lhe por este belo sinal de humanidade, gratidão e solidariedade."

Tradução: Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste - SPMNE

Nenhum comentário: