PESQUISAR

terça-feira, 2 de abril de 2019

CASA DO MIGRANTE PARTICIPA DE AULÃO NO AUDITÓRIO DA IESP

A Casa do Migrante em Jacumã é mantida pelo SPM-NE (Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste). Criada em julho de 2018 onde já receberam até agora 123 venezuelanos e venezuelanas, que após a acolhida na casa, iniciam um processo de inserção na sociedade brasileira, principalmente com o engajamento no mercado de trabalho, bem como as crianças nas escolas, etc.

No dia 31 de março foi realizada, através do Grupo ISO Colégio e Cursos, no Auditório da Faculdade IESP em João Pessoa, uma aula intitulada "Migração: Crise, Refúgio, Acolhida e Abrigo", que contou com a participação especial de uma família de imigrantes venezuelanos que moram na Paraíba, além dos professores da área de humanas e alguns convidados. 





Durante o evento, discorrerão sobre a condição histórica da Venezuela, a perspectiva econômica e social e os desdobramentos da crise que se instalou no país. Roberto Saraiva (Coordenador do SPMNE e do Projeto Pontes de Solidariedade) e Fernando Piñero (médico Venezuelano refugiado na PB), expuseram suas experiências de acolhida e seus desdobramentos no estado da Paraíba. Roberto Saraiva falou sobre a geopolítica e da acolhida dos migrantes e refugiados, enquanto Fernando relatou sua história, nessa trajetória de migração até chegar na Paraíba, as dificuldades e oportunidades que teve, bem como da experiência em ser solicitante de refugio no Brasil. 

Foi uma atividade muito bem organizada, para os alunos do terceiro ano e cursinho, a qual a participação ficou condicionada a entrega de materiais de limpeza e higiene pessoal. Essa arrecadação será entregue na Casa do Migrante durante esta semana.








Nenhum comentário: