PESQUISAR

quarta-feira, 24 de abril de 2019

AGRICULTORA LITA BEZERRA PARTICIPA DO X SIMPÓSIO NORDESTINO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA

Acontece entre os dias 22 a 26 de Abril de 2019, no auditório da Reitoria da UFPB, Campus I, em João Pessoa/PB, o X Simpósio Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia – SBEE, a Universidade Federal da Paraíba – UFPB, o Laboratório de Etnobiologia e Ciências Ambientais - LECA/UFPB e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA/UFPB.
Durante o segundo dia do evento, a agricultora Lita Bezerra residente na comunidade Serra Velha, em Itatuba/PB, território que faz parte das ações do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPMNE) e representando a Rede Sementes da ASA Paraíba, foi convidada a participar da Mesa Redonda intitulada: "Diálogos com Populações Tradicionais e Indígenas". Também participaram da mesa Ana Nascimento do Quilombo Ipiranga, o Cacique Natan - Indígena Tabajara, Daniel Virgílio da Associação de Pescadores de Tambaú e o mediador Dr. Flávio Bezerra Barros (UFPA) – Presidente da SBEE.

O diálogo trouxe como pontos principais a luta pela sobrevivência da cada povo, seja no campo, na floresta, no mar. Relatos sobre as estratégias utilizadas de forma coletiva, como forma de resistência as ameaças atuais aos nossos modos de vida, cultura, etc, como por exemplo as práticas agroecológicas.

Nenhum comentário: