PESQUISAR

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

OLHANDO PARA O MUNDO, CONJUGANDO O VERBO ESPERANÇAR!

Lembrar do Menino Jesus, refugiado, recém nascido, com os pais amedrontados com a política de exclusão e extermínio da época, é trazer para os dias de hoje a dura realidade dos Migrantes e refugiados no mundo. Neste sentido, a coordenação colegiada do SPM-NE e a coordenação da Casa do Migrante, somada a arquidiocese da Paraíba, convocou a todos migrantes da Venezuela que estavam na casa e que haviam passado pela casa, para no dia 20 de dezembro realizamos na casa do migrante, no município do Conde uma celebração ecumênica de ação de graças.

A presença do vigário geral da Arquidiocese Luiz Junior, foi muito importante entre nós, sua fala refletia sobre o papel da Igreja junto aos refugiados e que a data natalina era para nos animar e trazer conosco o espírito da solidariedade e ESPERANÇA entre todos e todas.

Pregou a União entre os povos e deu a bênção final. A fala dos coordenadores da casa Arivaldo e da coordenadora Auricelia, era de agradecimento e de balanço, dando o tom da continuidade das ações para o ano seguinte, que já se vislumbrava.

Somos sonhadores e por isso não desistimos. Tivemos ainda a FALA DA ASSESSORIA JURÍDICA, Maritza, que colocou alguns elementos desse processo de acolhida, desde o dia 03 de julho de 2018. 

É como momento de extrema importância, a FALA dos Migrantes, protagonistas de suas histórias, dos seus sofrimentos e angústias, mais também de seus reencontros e de suas integrações aos locais de acolhida na Igreja e na sociedade.

Fernando, Haidee, Yolanda, as duas filhas de Yolanda e os demais presentes se irmanaram longe de suas famílias para em alto e bom tom rezarem um Pai Nosso em espanhol e encerramos com uma ceia, que foi feito a multiplicação dos pães, partilhamos e sobrou.

Enfim foi momento de interação com todos e todas das equipes do SPM-NE, desde o semiárido, passando por Bayeux e a equipe da casa, além dos convidados e colaboradores locais. Assim celebramos a vinda de Jesus Salvador!









Nenhum comentário: