Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro aconteceu na cidade do Conde/PB Assembléia do SPM NE que teve como objetivo avaliar as atividades realizadas no ano de 2009 e fazer o planejamento para o ano de 2010.
Vindos das mais variadas regiões do Estado (Litoral, Brejo e Cariri) os Agentes Pastorais começaram na sexta-feira pela manhã com um momento de mística: cada um foi motivado a refletir sobre sua vida respondendo a três questões: O que gosto de fazer no meu dia-a-dia? O que faço de melhor? Quais as minhas fragilidades? Construindo assim a identidade coletiva do SPMNE.
Na tarde do dia 29 foi realizada uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos em 2009, neste momento os representantes de cada projeto do SPMNE apresentaram dados sobre os desafios enfrentados e os impactos alcançados pelas ações desenvolvidas. Ainda na sexta-feira, os Agentes Pastorais refletiram sobre os rumos do SPM NE; Como meio de motivação e orientação foi lida a carta da XV Assembléia Nacional do SPM e foi pedido aos grupos que discorressem sobre os sonhos para o conjunto do SPMNE; Neste momento também foi construído, coletivamente, a missão do SPM NE: “Construir processos organizativos, defender os direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, sendo presença inculturada e profética no enfrentamento da migração forçada.”
O dia 30 teve uma pauta repleta, em todo período da manhã foi construída uma agenda coletiva para as atividades do SPM NE na Paraíba, vale-se destacar: o calendário trimestral de formação, as visitas ao eito e aos alojamentos dos trabalhadores temporários, os cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos e a disposição dos Agentes Pastorais em realizar a 15ª Romaria do Migrante na cidade de Fagundes/PB. Na tarde de sábado, a equipe de Tratamento Comunitário, ministraram uma oficina de sensibilização quanto à metodologia do CBT (Centro Brasileiro de Tratamento Comunitário), nela os presentes puderam conhecer um pouco desta nova metodologia e ainda foi agendado um calendário de formação para multiplicadores.
O domingo, dia 31, como já é de costume nos encontros do SPM NE foi destinado ao lazer, no qual os presentes confraternizaram-se e reafirmaram seus respectivos compromissos com os migrantes do Nordeste brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário