A Cartilha “Direitos Humanos, Direitos de Todos” foi tecida por educadores
(as) profundamente compromissados em suas práticas com a democracia, a cultura
de paz e a cidadania. Trata-se de um importante recurso didático voltada para
cidadãos (ãs) paraibanos e brasileiros onde cada leitor possa entrar em contato com
a realidade e seus atores sociais. São oito temas do campo dos direitos humanos
escolhidos e selecionados para serem tratados em espaços formais e não formais.
Com cuidado conceitual e metodológico Arilane, Júnior, Uliana, Genilza, Geziane,
Renildo, Marlene, Socorro, Luciene, Talita, Sarah, Ricardo e Patrícia trançaram fios
para poder costurar um novo tecido onde cada educador e gestor educacional, ou
mesmo familiar possam aprender que sem cidadania não será possível construir
uma sociedade solidária e democrática.
A cartilha convida a todos a entender, pensar e falar pautados na perspectiva
dos direitos humanos que são princípios fundantes da nossa Constituição Federal
com o artigo de Arilane Azevêdo e Júnior Pinheiro intitulado “Vamos falar sobre
Direitos Humanos?”. Compreendendo as noções básicas dos fundamentos e
conceitos dos direitos humanos. Adentramos ao tema “Mídia e Direitos Humanos”
com o texto de Júnior Pinheiro e Uliana Gomes, onde os mesmos nos conduzem
a uma nova reflexão acerca do valor da comunicação par afirmar ou não uma
cultura e paz e direitos humanos para o mundo e para nossa sociedade. O novo
percurso da cartilha nos leva a tratar dos sujeitos em especial, começa com a
infância, a adolescência e a juventude, segmentos sociais marcadamente alvos
de graves violações humanos. Nesse momento Genilza do Nascimento, Geziane
Oliveira e Renildo Lúcio de Moraes nos apresentam como e porque foi necessário
e indispensável criar no âmbito internacional, declarações e convenções, assim
como, no âmbito nacional criar a Carta de Direitos e o Estatuto da Criança e do
Adolescente e o Estatuto da Juventude.
A Cartilha em seguida, sob o olhar atento e cientificamente fundamentado
de Arilane Azevêdo e Marlene Helena de Oliveira França introduzem as noções
básicas para os(as) leitores(as) possam compreender a dimensão da diversidade
em nossas vidas, principalmente, quando tratamos da identidade e relações de
gênero em nossa sociedade.
Esse excelente trabalho pedagógico pode contribuir para a implementação
das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos nos sistemas
formais e não formais de ensino. Enfrentamos o medo das sombras do tempo
presente com ações educativas que promovem a vida, esse é o grande objetivo
dos direitos humanos desde 1948. Aos jovens vítimas da violência dedicamos esse
trabalho coletivo de educadores (as) profundamente comprometidos com a paz e
a cidadania democrática.
Para acessar o conteúdo do material, contate-nos: spmnecomunicadora@gmail.com
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