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terça-feira, 2 de junho de 2015

SPM NE executa projeto Cisternas nas Escolas no Agreste e Cariri Paraibano


A ideia do projeto Cisternas nas Escolas surgiu a partir da assinatura do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, assinado em 2007 pelo Governo Federal, governos estaduais e a sociedade civil organizada. A iniciativa foi articulada pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) para acelerar as ações e decisões políticas capazes de melhorar a vida de crianças que vivem nessa região. Esse projeto é mais uma ação da ASA Brasil em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e as prefeituras municipais. O projeto piloto aconteceu na Bahia, em 2009, através da ASA Bahia. Em 2010, a experiência foi ampliada para todos os estados do Semiárido sob a coordenação da ASA BRASIL.
Em 2015, a ASA/BRASIL retoma o projeto com um número maior de implementações, na perspectiva de abranger todos os Estados onde o semiárido está presente.
            No Agreste e no Cariri Paraibano, o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste, que já desenvolve o programa de convivência com o semiárido, vem executando projeto em nove municípios, sendo eles: Ingá, Itabaiana, Fagundes, Boqueirão, Barra de São Miguel, Barra de Santana, Alcantil e Cabaceiras.
As cisternas nas escolas estão sendo construídas com capacidade para armazenar 52 mil litros de água. Além da construção das cisternas, cada escola receberá um recurso que deverá ser utilizado na melhoria do sistema de captação e distribuição de água na instituição, como por exemplo, instalação de caixa d’água elevada e encanamento.
As escolas que participam do projeto recebem também materiais pedagógicos que são trabalhados com as crianças na sala de aula, onde os temas abordados estão diretamente relacionados ao dia a dia dos alunos e da comunidade, fortalecendo uma concepção de educação do campo onde a contextualização é princípio fundante.
O projeto garante o armazenamento da água para os períodos de estiagem e também possibilita a capacitação dos profissionais e demais envolvidos na escola, através dos cursos de gerenciamento de recursos hídricos na Escola, estimulando que as escolas trabalhem o conhecimento e valorização da convivência com o Semiárido.


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