PESQUISAR

terça-feira, 9 de novembro de 2010

15ª ROMARIA DO MIGRANTE

SPM realiza a 15ª Romaria do Migrante



Anualmente o Serviço Pastoral dos Migrantes SPM na Paraíba realiza, na cidade de Fagundes - PB – município próximo a Campina Grande – a Romaria do Migrante. Neste ano, ela será realizada no próximo dia 14 de novembro a partir das 06h da manhã e, em sua 15ª edição traz para reflexão o Tema: “Povo Unido, Gente Forte, Lutando por seus Direitos”.


A Romaria do Migrante tem como objetivo criar um espaço de reflexão, celebração e encontro entre as comunidades da região do Agreste paraibano para pensar sobre o drama da Migração Forçada – ocasião na qual homens e mulheres deixam sua terra natal em busca de sobrevivência em outras regiões do país, ou mesmo, dentro do próprio Estado.

Um pouco da história

Surgida há quinze anos (1994) com a presença dos Padres Escalabrinianos, Missionários de São Carlos (http://www.escalabrinianos.com.br), os quais vieram à Paraíba trabalhar com os migrantes na busca por alternativas para combater a Migração Forçada de trabalhadores rurais que se deslocam para o corte da Cana-de-Açúcar no Estado de Pernambuco e também da Paraíba.

Neste contexto, Pe. Alfredo José Gonçalves (Pe. Alfredinho) teve a idéia de criar um momento de reflexão, sobretudo com as comunidades originárias da migração, sobre esta temática, surgindo assim a Romaria do Migrante.

“POVO UNIDO, GENTE FORTE, LUTANDO POR SEUS DIREITOS”

O tema 15ª Romaria do Migrante tem como fonte motivadora a organização popular com elemento fundamental de acesso aos diretos básicos dos seres humanos, tais como: o acesso à água com a construção das cisternas, o direito a uma educação de qualidade e que respeite o contexto social de cada região, a melhoria do ambiente em que vivemos, a garantia dos direitos trabalhistas dos migrantes, por fim o desenvolvimento solidário e sustentável de cada cidadão e das comunidades para que possamos definitivamente eliminar a Migração Forçada de nosso Estado e País.

Nenhum comentário: