PESQUISAR

segunda-feira, 31 de maio de 2010

SPM realiza 3ª Etapa do Coletivo de Formação



A cidade de São Paulo/SP acolheu, entre os dias 09 e 11 de abril de 2010, os Agentes de Pastoral do SPM vindos de todas as regiões de nosso imenso Brasil. Mulheres e homens que saíram do Norte e do Sul para participarem da terceira etapa do Coletivo de Formação do SPM (trienal 2008-2010).

O Coletivo de Formação tem como objetivo principal fornecer subsídios, teóricos e práticos, de estudo para os Agentes de Pastoral de todo País. Nesta terceira etapa participaram aproximadamente 50 pessoas, as quais puderam estudar temas e compartilhar experiências ao caminhar de cada equipe em atenção a todo povo Migrante.





SETOR TEMPORÁRIOS

No dia 09 de abril, articulado pelo Setor dos Temporários, foi discutido o tema Desenvolvimento Territorial Sustentável e Solidário, que animado por Arivaldo Sezyshta (SPM PB) nos conduziu a uma reflexão de que tipo de desenvolvimento está sendo implantado no mundo e qual é o modelo que queremos em nossas comunidades.




SETOR URBANOS

O segundo dia do Coletivo foi dedicado a reflexão sobre o meio urbano, esse dia esteve sob a coordenação à professora Janete Romano que nos apresentou os diversos enfoques sobre o mundo urbano: desde a cidade como um fenômeno humano, as imagens das periferias das grandes metrópoles até como é abordado nos meios de comunicação os corpos dos jovens brasileiros.




SETOR IMIGRANTES

No dia 11, José Carlos Pereira (Carlinhos), ajudou o Coletivo de Formação a debater sobre a Cidadania Universal, pois como todo nós sabemos temos o direito de ir e vir e migrar para onde desejarmos, e não são os poderes políticos e econômicos que devem determinar as nossas condutas individuais e direitos universais.



Em suma, a terceira etapa do Coletivo de Formação do SPM foi um rico encontro de estudo, troca de experiências e articulações; momentos como esse só reforça o espírito de unidade e o aprofundamento no enfoque à questão da mobilidade Humana que o Serviço Pastoral dos Migrantes sempre buscou nestes 25 anos de existência.

Nenhum comentário: