O Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste está
promovendo Oficinas de Educação Contextualizada para a convivência com o
Semiárido, durante o mês de agosto, até a presente data, nos municípios de Riachão
de Bacamarte/PB nos dias 09 e 10 de agosto e em Salgado de São Félix/PB, dias
15 e 16 de agosto de 2017. Esses encontros fazem parte do Projeto Cisternas nas
Escolas que é financiado pelo
Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA e excetuado pelo SPMNE em
parceria com a Articulação do Semiárido Brasileiro - ASA, e envolve
três módulos com encontros de dois dias cada um.
O objetivo da Oficina de Educação Contextualizada
é abordar temas diversos com os professores, como a convivência com o semiárido,
a realidade de cada comunidade escolar no semiárido e a educação
contextualizada para a convivência com o semiárido.
No primeiro módulo, estão envolvidos momentos
de apresentação para interação do grupo, análise de conjuntura,
contextualização do semiárido, os paradigmas (combate à seca x convivência com
o semiárido).
No módulo II, a apresentação é da comunidade
local e escolar, os professores relatam sobre a realidade educacional no
contexto do semiárido brasileiro, o Projeto Político Pedagógico (PPP), suas
especificidades e as propostas pedagógicas aplicadas em sala de aula
(conteúdos, objetivos, metodologia e recursos).

Já no III módulo, a reflexão é sobre os fundamentos
e princípios da Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido, os
aspectos legais que regem a educação do campo, a cisterna como elemento
pedagógico, a água como tema gerador no contexto escolar e do semiárido, além
da construção de uma proposta pedagógica fundamentada nos princípios e
fundamentos da Educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Os cursos reuniram cerca de 40 professores e
professoras cada um, e tiveram um bom aproveitamento e envolvimento dos
participantes, pois são desenvolvidos por meio de uma metodologia
participativa, tendo como base a Educação Popular, utilizando diversos recursos
dinâmicos para que os conteúdos compartilhados possam ser apreendidos com maior
facilidade.
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