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terça-feira, 22 de agosto de 2017

Convivência com o Semiárido: Oficina de Educação Contextualizada

O Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste está promovendo Oficinas de Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido, durante o mês de agosto, até a presente data, nos municípios de Riachão de Bacamarte/PB nos dias 09 e 10 de agosto e em Salgado de São Félix/PB, dias 15 e 16 de agosto de 2017. Esses encontros fazem parte do Projeto Cisternas nas Escolas que é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA e excetuado pelo SPMNE em parceria com a Articulação do Semiárido Brasileiro - ASA, e envolve três módulos com encontros de dois dias cada um.
O objetivo da Oficina de Educação Contextualizada é abordar temas diversos com os professores, como a convivência com o semiárido, a realidade de cada comunidade escolar no semiárido e a educação contextualizada para a convivência com o semiárido.
No primeiro módulo, estão envolvidos momentos de apresentação para interação do grupo, análise de conjuntura, contextualização do semiárido, os paradigmas (combate à seca x convivência com o semiárido).
No módulo II, a apresentação é da comunidade local e escolar, os professores relatam sobre a realidade educacional no contexto do semiárido brasileiro, o Projeto Político Pedagógico (PPP), suas especificidades e as propostas pedagógicas aplicadas em sala de aula (conteúdos, objetivos, metodologia e recursos).
Já no III módulo, a reflexão é sobre os fundamentos e princípios da Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido, os aspectos legais que regem a educação do campo, a cisterna como elemento pedagógico, a água como tema gerador no contexto escolar e do semiárido, além da construção de uma proposta pedagógica fundamentada nos princípios e fundamentos da Educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Os cursos reuniram cerca de 40 professores e professoras cada um, e tiveram um bom aproveitamento e envolvimento dos participantes, pois são desenvolvidos por meio de uma metodologia participativa, tendo como base a Educação Popular, utilizando diversos recursos dinâmicos para que os conteúdos compartilhados possam ser apreendidos com maior facilidade. 

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