PESQUISAR

quinta-feira, 5 de maio de 2016

SPMNE realiza encontro de acompanhamento do P1+2, na comunidade de Serra Velha em Itatuba/PB.


O Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPMNE) realizou no dia 28 de abril de 2016, na comunidade de Serra Velha, que fica a 12 km da cidade de Itatuba (PB), um encontro de acompanhamento do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), um projeto da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA). O evento contou com a participação dos agentes pastorais da sede do SPM NE que funciona em Ingá, como também da Assessora Técnica do P1+2, Camila Apocalipse.

O encontro teve como objetivo a visita de campo a família da agricultora Luzia Bezerra (Lita) para acompanhamento do P1+2, naquela região. As atividades deram início com o café da manhã, logo após, reunindo todos no alpendre de casa, dona Lita recitou uma poesia a qual preparou para o referido evento.






“Cumprimentando a vocês
Que vieram a Serra Velha
Em especial minha casa
Humilde, simples, singela
Sendo eu uma agricultora
Um dia fui professora
Não perdi o amor por ela...

...Nosso humilde semiárido
Onde a vida vem pulsar
Aqui o povo resiste
Pra na terra cultivar
Com coração de criança
Renovando a esperança
Que a vida vai melhorar...”





Em seguida, dona Lita e seu Luiz, apresentaram o mapa, feito pela família, simbolizando a casa quando chegaram para morar e depois o mapa expressando como se encontra a propriedade atualmente, após a interferência da família, como também a execução do projeto.


Acompanhados pela família, o grupo foi convidado a conhecer a propriedade e as diversas experiências existentes na casa de Lita. No espaço, encontram-se variedades de fruteiras, como uva, pinha, seriguela, cajarana, amora, maracujá, entre tantos outros espalhados por lá. 



No quintal da casa existe o tanque de reuso de água, experiência utilizada no reaproveitamento da água que vem da cozinha e que Dona Lita trouxe de um dos intercâmbios ao qual participou pelo SPM NE, na cidade de Boqueirão-PB. Outra experiência da família é a da fossa ecológica que tem ajudado não só a dona Lita como também a outros agricultores da região a não manterem os esgotos a céu aberto, contribuindo na manutenção da limpeza e higiene do lugar e evitando a proliferação de várias doenças.



No arredor de casa foi apresentada a cisterna de 52 mil litros, que armazena água para produção, e logo ao lado a horta de onde provem alimentação para família entre verduras e hortaliças, como também para a comercialização. Dona Lita e família tem uma criação animal entre galinhas, cabras, ovelhas, jumento e algumas vacas.



A Casa de Sementes é um lugar onde toda a comunidade deposita suas sementes da paixão e no ano seguinte pegam para plantar. Nesse sentido, o banco sempre está recebendo novos tipos de sementes, as quais servem a agricultores não só da Serra Velha, mas de toda aquela região.




Em seguida, entre muita emoção, sorrisos e lágrimas, cantoria, poesias e animação a agricultora conta
sua trajetória e de seu esposo Luiz. 






















O destaque dessa propriedade visitada, assim como da vida da família, está no exemplo da agricultora, mulher guerreira, determinada, cheia de esperança e amor, Lita que soube aproveitar as oportunidades de melhorias da sua terra, mesmo passando um tempo distante da terra.


Dentre as conquistas da família no geral, percebe-se que as tecnologias sociais de captação de água de chuva para a produção, sobretudo o P1+2, trouxeram melhorias significativas na qualidade de vida dos mesmos. Na vida de Lita e família, a vivência, os novos olhares, a troca de experiências, assim como a esperança e a confiança depositada, o amor com que ela trata a agricultura, transformou a sua vida, de sua família e de muitos agricultores ao seu redor.


Um comentário:

claudio trani disse...

Pequeno entreajuda de financiamento para sorri-lo da família.
Mim chamada Claudio TRANI, sou-me um advogado de nacionalidade Italiana e pela minhas ações e minha conta quero graças a que o meu Deus mim tem dar ajudar as famílias em mais menor gesto, dos viúvos ou viúvas que é em reforma e sua dar uma possibilidade de regular as faturas e das dívidas por um crédito de 1000 à 80.000 € à uma percentagem de 2%, quer contactar-me sobre enviar por correio eletrónico: claudio.trani27@gmail.com para o vosso serviço obrigado !