PESQUISAR

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Encontro promove discussão sobre a saúde do trabalhador no Agronegócio


O Serviço Pastoral dos Migrantes participou nos dias 13 e 14 de maio, na cidade de João Pessoa, do encontro SÁUDE DO TRABALHADOR NO AGRONEGÓCIO promovido pelo Centro Estadual de Referência a Saúde do Trabalhador.


Nossos Agentes Pastorais Darcy, Roberto e Flávio representaram o SPM PB e participaram de todas as discussões ocorridas no seminário.


O objetivo de nossa participação neste encontro foi compartilhar um pouco de nossa experiência de acompanhamento aos trabalhadores rurais, especialmente os cortadores de cana e mostrar as diversas entidades presentes (Ministério e Secretarias de Saúde, Prefeituras, Min. Trabalho, entre outras) que o modelo de "desenvolvimento" proposto pelo agronegócio é um sistema que é extremamente degradante ao meio ambiente e explorador de nosso povo.


O companheiro Roberto (SPM PB) fala de seu trabalho junto aos cortadores de cana-de-açúcar



Um dos desdobramentos deste seminário foi a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que deverá trabalhar na construção de uma pesquisa sobre a saúde do trabalhador rural.Nós do SPM também estamos fazendo parte deste GTque irá pesquisar como anda a saúde de nosso povo, sobretudo os cortadores de cana-de-açúcar.

Nenhum comentário: