Dois grandes e importantes eventos aconteceram entre os dias 06 e 08 de março de 2009 nas cidades de Olinda e Recife/PE: a XVIII Assembléia do Setor Pastoral Social – CNBB NE2 e abertura da Campanha da Fraternidade de 2009. O Serviço Pastoral dos Migrantes também esteve lá com dois de nossos Agentes Pastorais: Darcy Lima e Flávio Martins, acompanhem um breve resumo destes eventos:
Na tarde do dia 06 de março, às 14h deu-se inicio a Assembléia com uma dinâmica de apresentação e com a mística de abertura. Tinha representantes de várias pastorais como também de várias dioceses do Regional.
A primeira fala proposta pela coordenação foi a de D. Sebastião Armando, Bispo da Igreja Anglicana em Recife, que teve como abordagem o tema a central da Assembléia: “Dom Helder e o rosto Social da Igreja do Nordeste
O facilitador propôs duas questões para serem trabalhadas em grupo: 1) Quais os traços de Dom Helder e da sua ação Pastoral? 2) Como estes traços podem inspirar a ação social da igreja? Após a reflexão dos grupos podemos observar os seguintes fundamentos da vida de Dom Hélder:
FUNDAMENTOS QUE MARCAM A VIDA DE DOM HÉLDER
Visão de Jesus – aquele que oferta a vida (a Deus e aos irmãos);
O Reino de Deus – este era o horizonte da sua vocação e também deveria ser o horizonte da vocação de cada um. Aqui se quebra as fronteiras, se o reino de Deus é o nosso horizonte os outros caminham comigo para este fim, quebram-se todas as fronteiras: religiosas, igrejas, inimigos etc;
Na noite de dia 06 de março fomos ao auditório da Faculdade Frassinete do Recife (FAFIRE) prestigiar a abertura oficial da Campanha da Fraternidade de 2009.
A solenidade contou com as presenças de várias autoridade da sociedade civil e religiosa entre elas o Secretário Nacional de Segurança Pública, a representante do prefeito de Recife, o Presidente da CNBB NE 2, Dom Antonio Muniz (Arcebispo de Maceió), e vários outros bispos do Regional como também padres, religiosas e leigos.
Centenas de pessoas percorreram as ruas do centro do Recife para pedir paz e justiça social – lema da CF 2009 – ato que foi o ápice da abertura da Campanha no Regional Nordeste 2.
De volta a Assembléia, na tarde do dia 07 foram trabalhados os temas: Sustentabilidade das Campanhas da Igreja, Meio Ambiente, Assembléia Popular e Conselhos de Direitos.
A XVIII Assembléia do Setor Pastoral Social – CNBB NE 2 teve um caráter formativo e reafirmou, por meio do estudo da vida de Dom Hélder, a opção das pastorais, movimentos e serviços sociais de nossa igreja, a opção preferencial pelos pobres, e excluídos de nossa sociedade, opção esta reafirmada na Conferência Latino Americana em Aparecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário