PESQUISAR

quinta-feira, 19 de março de 2009

XVIII Assembléia do Setor Pastoral Social – CNBB NE II e abertura da Campanha da Fraternidade de 2009

Dois grandes e importantes eventos aconteceram entre os dias 06 e 08 de março de 2009 nas cidades de Olinda e Recife/PE: a XVIII Assembléia do Setor Pastoral Social – CNBB NE2 e abertura da Campanha da Fraternidade de 2009. O Serviço Pastoral dos Migrantes também esteve lá com dois de nossos Agentes Pastorais: Darcy Lima e Flávio Martins, acompanhem um breve resumo destes eventos:

Na tarde do dia 06 de março, às 14h deu-se inicio a Assembléia com uma dinâmica de apresentação e com a mística de abertura. Tinha representantes de várias pastorais como também de várias dioceses do Regional.

A primeira fala proposta pela coordenação foi a de D. Sebastião Armando, Bispo da Igreja Anglicana em Recife, que teve como abordagem o tema a central da Assembléia: “Dom Helder e o rosto Social da Igreja do Nordeste 2”.

O facilitador propôs duas questões para serem trabalhadas em grupo: 1) Quais os traços de Dom Helder e da sua ação Pastoral? 2) Como estes traços podem inspirar a ação social da igreja? Após a reflexão dos grupos podemos observar os seguintes fundamentos da vida de Dom Hélder:

FUNDAMENTOS QUE MARCAM A VIDA DE DOM HÉLDER

Visão de Deus – Deus é seu Pai, seu modelo de vida é Jesus. Esta é a visão que está no centro de sua vida, Deus é coletivo, trino, o centro do mistério cristão é esse. Se Deus não fosse trino o mistério acabaria, não podemos perder este sentido de Deus (Deus-comunidade);

Visão de Jesus – aquele que oferta a vida (a Deus e aos irmãos);

O Reino de Deus – este era o horizonte da sua vocação e também deveria ser o horizonte da vocação de cada um. Aqui se quebra as fronteiras, se o reino de Deus é o nosso horizonte os outros caminham comigo para este fim, quebram-se todas as fronteiras: religiosas, igrejas, inimigos etc;


Na noite de dia 06 de março fomos ao auditório da Faculdade Frassinete do Recife (FAFIRE) prestigiar a abertura oficial da Campanha da Fraternidade de 2009.

A solenidade contou com as presenças de várias autoridade da sociedade civil e religiosa entre elas o Secretário Nacional de Segurança Pública, a representante do prefeito de Recife, o Presidente da CNBB NE 2, Dom Antonio Muniz (Arcebispo de Maceió), e vários outros bispos do Regional como também padres, religiosas e leigos.

Na manhã do dia 07 de março participamos da celebração Eucaristica de abertura da CF 2009, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo e logo em seguida saímos em caminhada pelas principais ruas do centro do Recife rumo ao “Memorial Tortura Nunca Mais”.

Centenas de pessoas percorreram as ruas do centro do Recife para pedir paz e justiça social – lema da CF 2009 – ato que foi o ápice da abertura da Campanha no Regional Nordeste 2.

De volta a Assembléia, na tarde do dia 07 foram trabalhados os temas: Sustentabilidade das Campanhas da Igreja, Meio Ambiente, Assembléia Popular e Conselhos de Direitos.

A XVIII Assembléia do Setor Pastoral Social – CNBB NE 2 teve um caráter formativo e reafirmou, por meio do estudo da vida de Dom Hélder, a opção das pastorais, movimentos e serviços sociais de nossa igreja, a opção preferencial pelos pobres, e excluídos de nossa sociedade, opção esta reafirmada na Conferência Latino Americana em Aparecida.

Nenhum comentário: