PESQUISAR

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

PELO DIREITO DE FICAR!

Pensar sobre as causas da migração forçada e celebrar a Vida e Missão do povo de Deus Neste Chão foram às motivações que orientaram a caminhada da 13ª Romaria do Migrante (04.11.07) rumo à Pedra de Santo Antônio – localizada no município de Fagundes/PB.

Cinema na praça e consciência Popular

Tudo começou na noite de sábado (03.11) com a exibição, em praça pública, de 2 filmes. O primeiro, de conteúdo religioso, foi: Santo Antonio, Guerreiro de Deus - o filme fala da vida do frei franciscano Antônio e, de sua luta em defesa dos mais humildes. Em seguida, foi apresentado o documentário: Vidas Cheias (produzido pela Comissão Pastoral da Terra/CPT). O vídeo apresenta como alguns camponeses convivem //diga-se de passagem, muito bem!// com o clima do semi-árido nordestino.

A Celebração
Nas primeiras horas da manhã de domingo (04.11), todo povo de Fagundes, Itatuba, Ingá e, de outras cidades vizinhas já estavam de pé para a celebração Eucarística – que foi presidida por Dom Jaime Vieira Rocha (Diocese de Campina Grande) e pelo pároco de Fagundes Pe. Jaime.
A Missa estava lotada e, foi muito bonito presenciar como as pessoas estavam envolvidas e sensibilizadas com a questão da Migração, muitos têm parentes que se encontram em outras cidades trabalhando, às vezes em condições semelhantes ao regime de escravidão – em busca de melhores condições de vida para suas famílias.

13ª Romaria do Migrante – A Caminhada

Os Romeiros seguiram rumo à Pedra de Santo Antônio embalados por Orações, Gritos de Paz e Canções que os remetiam à história atual condição de vida do migrante, sobretudo o povo nordestino.
Na caminhada aconteceu algumas paradas para reflexão, nas quais agentes do SPM e de outras Pastorais conduziam os romeiros a pensarem sobre algumas questões pertinentes à temática da 13ª Romaria (Vida e Missão Neste Chão: Pelo Direito de Ficar!), tais como: o Direto da Família e o Direto da Juventude.
Ao chegarem a Pedra os romeiros participaram da benção dos pães de Santo Antônio, os quais ajudaram a revigorar as forças e a fé dos migrantes bem como de seus familiares. Por fim, o povo de Deus pode se confraternizar e contemplar a beleza natural da Pedra de Santo Antônio.

Vida e Missão Neste Chão

A 13ª Romaria do Migrante nos convida a vida missionária, e nos remete a reflexão que se faz necessário colocar em prática políticas públicas que combatam as causas da Migração Forçada.
Nesse sentido o Serviço Pastoral dos Migrantes aponta algumas alternativas para que o nosso povo permaneça – dignamente – em sua terra Natal. Por isso, o SPM incentiva e apóia as experiências de: Quintais Produtivos, Produção Agroecologica e construção de Cisternas, dentre outras alternativas, que visam um trabalho baseado nos princípios da Economia Popular Solidária, buscando sempre uma maior mobilização popular.

Um comentário:

Flávio Martins disse...

Realmente é uma coisa muito boa ver que existem ainda pessoas que lutam por uma vida DIFERENTE, MELHOR, sem "fugir" daqui.
"Quintais Produtivos, Produção Agroecologica e construção de Cisternas, dentre outras alternativas, que visam um trabalho baseado nos princípios da Economia Popular Solidária, buscando sempre uma maior mobilização popular."
É muito bom ver que ainda existem soluções que nascem dos pequenos que acreditam nos pequenos.
Ótimo trabalho, continuem assim, acreditando que "um outro mundo é possível", em nosso meio.